segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O QUE SE PASSA NA VENEZUELA DE CHÁVEZ

A contraofensiva da direita internacional e a repercussão na mídia

8 fevereiro 2010

Por Max Altman |

A contraofensiva da direita e da oligarquia internacional, repercutida pela mídia, está em pleno andamento e pretende ser avassaladora.

Eliane Cantanhêde da Folha de S. Paulo diz em sua coluna desse domingo, 7, que “o regime de Hugo Chávez faz água por todos os lados” e desfila os costumeiros ataques a Chávez e ao processo revolucionário em curso. Intitula o seu comentário de ‘Titanic do século 21′, fazendo alusão ao transatlântico que soçobrou.

O Estadão em editorial deste mesmo domingo, 7, não deixa por menos. Concluiu o artigo dizendo: “Chávez sonhava com o ’socialismo do século 21′. Os venezuelanos acordam no ‘titanic do século 21′ [que graça, a semelhança - venho insistindo que tudo emana de uma única fonte]. São cada vez menores as possibilidades de cumprir a promessa.”

A batalha prossegue, é boa – e é séria.


Mas as coisas não se passam exatamente como apregoam nossos ínclitos meios de comunicação:

________________________________

Mais de 180 comunas em construção fortalecerão o poder popular no país

Caracas, 07 Fev. ABN.- O presidente da República Bolivariana de Venezuela, Hugo Chávez, asseverou que existem 184 comunas socialistas em construção que fortalecerão e consolidarão o poder popular no país.

A informação foi fornecida durante a transmissão do seu programa dominical Aló, Presidente, número 351, realizado na Praça Bolívar de Caracas, onde destacou que estas comunas, que receberam financiamento de mais de 100 milhões de bolívares (40 milhões de dólares), trabalham na implementação de 709 projetos sócio-produtivos.
_______________________________________________________


Governo Bolivariano aumentou em mais de 50% a geração elétrica no país

Caracas, 07 Fev.. ABN.- Em 10 anos de gestão, o governo bolivariano aumentou em 52% a geração elétrica no país ao reduzir a dependência de fontes hídricas, asseverou o ministro do Poder Popular para a Energía Elétrica, Alí Rodríguez Araque.

A afirmação a fez durante o programa José Vicente Hoje, em que explicou que a chegada do presidente Hugo Chávez ao poder, representou a incorporação de 2 mil 400 megavats ao sistema nacional, que reduziu a dependência do Río Caroní que era de 87% há 11 anos. “Ocorreu que a demanda por energia cresceu na mesma proporção ou mais” explicou.
______________________________________________________


O Instituto Venezuelano de Análise de Dados (empresa privada que presta regularmente serviços à oposição) realizou um estudo sobre os Indicadores de Gestão e Conjuntura Política em janeiro passado que revela que 58,3 por cento dos entrevistados apoiam o desempenho do presidente Chávez.

6 Fev. – Uma pesquisa realizada entre 16 e 28 de janeiro passado em todo o território nacional, reflete que 58,3 por cento considera que o presidente venezuelano vem se comportando bem, enquanto 38,9 por cento pensa o contrário.
O estudo de campo tem uma margem de erro máximo entre 1,03 e 2,37 por cento.

De acordo com o informe do IVAD, os partidos políticos que contam com maior respaldo são o Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV), presidido por Chávez, com 33, 8 por cento, seguido pelo partido Um Novo Tempo com 6,1 por cento, Ação Democrática com 5,4 por cento, Primeiro Justiça com 4,8, Copei com 2,9 e PPT (aliado de Chávez) com 1,9 por cento. Conforme esta lista, os partidos que apóiam o governo contam com 35,7 por cento e os da oposição, com 19,2 de simpatia popular.

Quanto às expectativas em relação ao futuro, 42,1 por cento pensam que vai melhorar, 31,7 que vai permanecer igual e 24 por cento que vai piorar.

Extraído do Site do Jornal Página 13

Nenhum comentário: