terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O QUE SE PASSA NA VENEZUELA DE CHÁVEZ (2)


Venezuela: A emergência elétrica é um problemaço. Mas não existe um processo revolucionário sem obstáculos

9 fevereiro 2010 Sem Comentários

Por Max Altman

A Revolução Bolivariana combate agenda violenta da oposição com mobilização popular
O vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela para a região oriental, Artistóbulo Istúriz, destacou que a mobilização popular é a essência fundamental com que a Revolução Bolivariana responderá à agenda de violência que setores da contra-revolução mantêm, motivo pelo qual a conclamação do PSUV é de ativar as frentes sociais e as organizações sociais para saírem às ruas.

Fegaven recebeu 4.500 búfalas do Brasil a fim de fortalecer sua bacia leiteira

Caracas, 5 Fevereiro – Um lote de 4.500 búfalas em pé chegou na sexta-feira, 6, a Puerto Cabello, estado Carabobo, como parte do convênio subscrito em trte o governo do Brasil o governo da Venezuela e a Federação Bolivariana de Pecuaristas e Agricultores da Venezuela (Fegaven sigla em espanhol) para fortalecer as bacias leiteiras no país.

O carregamento foi recebido pelo presidente da dita organização, Balsamino Belandria, que destacou que com este recebimento de animais, o mais numeroso na história da Venezuela, a produção de leite se incrementará em 20 mil litros diários, que se acrescentam aos 5 milhões de litros que se produzem por dia, atualmente.

Até esta data, umas 9 mil búfalas já se encontravam no país para fortalecer o rebanho nos estados de Apure, Barinas, Portuguesa, Cojedes, Guárico, Delta Amacuro e Monagas, e assim contribuir em maior medida com o
desenvolvimento da economia produtiva da Venezuela.

Ataques mediáticos pretendem impedir a união regional

Caracas, 7 Fevereiro – Os ataques constantemente apontados contra governos de esquerda a partir de meios de comunicação identificados com a direita e instituições disfarçadas de ONGs têm um objetivo fundamental: evitar a união dos países latino-americanos e, por conseguinte, a verdadeira independência econômica, política e social.

Esta reflexão foi emitida neste domingo pelo presidente Chávez a propósito de um fórum internacional recentemente celebrado na Venezuela, que reuniu representantes de movimentos populares de diversas nações latino-americanas para intercambiar experiências de luta.
“Por quê atacam tanto os nossos governos? A imprensa direitista nos assinala de terroristas, de financiar células terroristas, de narcotraficantes, e sempre sem provas. A mim me acusam de tirano. Por que?, É porque pretendem impedir a união de nossos povos, por isso nos satanizam (…), porque a consolidação de nossa união atenta contra os interesses das oligarquias e do império estadunidenses. Essa é a razão”, disse.

Investimento social estatal supera os 330 bilhões de dólares em 11 anos

Caracas, 08 Fev.. ABN.- Durante os 11 anos do governo do presidente Chávez, o investimento em gasto social, caracterizado por um incremento sustentado e significativo, alcança os 330 bilhões de dólares, sustentou o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Elías Eljuri.
Disse que os ingressos fiscais que o país teve durante esses 11 anos superam los 500 bilhões de dólares, dos quais 330,582 – cerca de 60% – foram destinados ao investimento social, através de programas de saúde, educação e alimentação, entre otros, para atender e melhorar a qualidade de vida de todos os venezuelanos.

Uno de los ejemplos de maior peso é o Programa de Alimentação Escolar, cuja cobertura se incrmentou 15 vezes durante o governo Chávez, com o qual se incluiu a centenas de milhares de crianças e adolescentes.

Eljuri explicou que apenas 252.000 crianças recebiam alimentação em seus recintos escolares antes enquanto hoje mais de 4 milhões de crianças recebem duas refeições diárias mais merenda nas escolas e liceus bolivarianos.

Nenhum comentário: