quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESTADÃO: DILMA SOBE, SERRA CAI, DIZ PESQUISA

Dilma sobe 4 pontos e Serra perde 4 em novo Vox Populi

Apesar do crescimento em relação a outubro, a ministra petista tem a maior rejeição; tucano ainda lidera

André Mascarenhas, do estadao.com.br

SÃO PAULO - Pesquisa eleitoral Vox Populi/Band divulgada pelo Jornal da Band nesta terça-feira, 10, mostra a recuperação da pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil (PT), Dilma Rousseff, que já tem 19% das intenções de voto no cenário com o governador de São Paulo, o tucano José Serra. No último levantamento, em outubro, a pré-candidata petista tinha 15% dos votos.

A enquete também mostra a retração das intenções de voto em Serra, que continua em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto. No mês passado, o tucano tinha 40%. No mesmo cenário, o deputado federal Ciro Gomes, do PSB, aparece em terceiro, com 13% das intenções de voto. Heloisa Helena, do PSOL, tem 6%, e a senadora Marina Silva, do PV, 3%.

A margem de erro é de 2,4%. Dois mil eleitores foram ouvidos em 170 municípios de todos os Estados, menos Acre, Roraima e Rondônia.

Num segundo cenário, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, como candidato tucano, Dilma aparece em primeiro lugar, com 20% dos votos. Nessa lista, a ministra está tecnicamente empatada com Ciro Gomes, que tem 19%, e Aécio, com 18%. Heloisa Helena aparece como 8% das intenções, e Marina com 4%.

A pesquisa também avalia o nível de rejeição dos pré-candidatos. Nesse quesito, Aécio é o que tem a menor rejeição, ou seja, apenas 5% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano. Ciro vem em segundo, com 8% de rejeição. Heloísa Helena foi citada por 10% dos entrevistados. Marina e Serra aparecem com 11%. Dilma Roussef tem a maior rejeição: 12%.


O instituto também testou o nível de decisão dos eleitores; 33% já decidiram em quem votar. Por fim, o Vox Populi mediu ainda o índice de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que subiu de 65% em outubro para 68% em novembro.

DO BLOG DO NASSIF

11/11/2009 - 10:05
A pesquisa Vox Populi
Por Fabricio Vasselai

Caro Nassif,

Aqui vai o primeiro link que saiu nos grandes portais com notícia sobre a nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta madrugada, onde Dilma sobe 4 pontos e Serra cai 4.

O mais intrigante é que a coluna “Radar”, da Veja, havia adiantado o resultado dessa pesquisa comemorando que Serra ficara em 40% e Dilma em 12%… Como é mesmo que se adianta ERRADO um resultado de pesquisa a ser divulgada dias depois? Patético. Apostam que seus leitores são, além de tudo, desmemoriados.

Na pesquisa, apesar do Estadão trazer a chamada “Mas Dilma ainda tem a maior rejeição”, fica claro que não será uma eleição baseada em candidatos com rejeição. Dilma tem 12%, Serra 11%. Grande diferença, não é mesmo jornalistas do Estadão?

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-sobe-4-pontos-e-serra-perde-4-em-novo-vox-populi,464316,0.htm

Comentário

Algumas observações:

1. A pesquisa retoma o rumo natural das eleições, com José Serra caindo, Dilma Rousseff subindo e Aécio se firmando.

2. A pesquisa anterior foi feita sob vários impactos claramente fabricados pela velha mídia: a campanha cerrada contra Dilma no episódio Lina Vieira (chamando-a diariamente de mentirosa), o carnaval armado em torno do Serra, especialmente on caso da lei antifumo e outros episódios de igual magnitude (o Jornal Nacional chegou a dar três minutospara um defensora pública paulista falar como o governo Serra protege as mulheres) e a campanha nacional do PPS, dando visibilidade a Ciro pouco antes da pesquisa.

3. Serra “nervos de aço” continua sem discurso, apático, imobilizado por suas próprias contradições (entre o ex-desenvolvimentista e o ídolo da mídia neoliberal) o candidato em off, depois de ter apostado todas suas fichas nos aliados guerreiros da mídia. Mas a síndrome de escorpião continua acompanhando-o. Mesmo após ter se comprometido com antigos amigos, aliados e admiradores por comandar os ataques alucinados do blogueiro da Veja, Serra não parou. A última queixa sobre os ataques vem do ex-aliado Rodrigo Maia.

4. O artigo de FHC sobre ser oposição causou um mal enorme ao próprio Serra. Nele, FHC definiu o que deveria ser a linha da oposição e, mesmo, com propostas medíocres e negativistas, se apropriou do bastão de líder da oposição, com Serra assistindo mudo e quedo, pequeno. O efeito do discurso foi a opinião pública ter se dado conta de que Serra não mostrou até agora a menor estatura política para comandar a oposição. Até hoje não foi capaz de exercitar uma idéia criativa sequer.

5. Dilma Rousseff não está com o discurso certo para o momento. No auge da campanha midiática, das baixarias da oposição, o discurso correto era o do enfrentamento verbal. Neste momento, mídia e oposição estão momentaneamente derrotados, humilhados. O contraste com Lula deixou o governo FHC no pior ponto de avaliação desde que deixou o poder. Logo, não podem ser o alvo de Dilma. Não se bate em que está caído. Principalmente porque a oposição trabalha para marcá-la como vingativa, agressiva e coisa e tal. A hora é de firmar o discurso da construção do terceiro tempo. Quando o tempo esquentar, mais à frente, retorne-se o discurso do enfrentamento verbal.

6. Por não ter sido ungido como o campeão branco da oposição, Aécio Neves continua se resguardando. Nos bastidores já se tornou o candidato preferido do DEM e de antigos âncoras de sua candidatura. A entrevista do presidente do PSDB Sérgio Guerra ao Fernando Rodrigues, ontem, mostra um claro entusiasmo pela candidatura Aécio.

Nenhum comentário: