quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PETISTAS DEFENDEM CANDIDATURA CIRO EM SP

Petistas pernambucanos criticam postura de Marta
Publicado em 08.10.2009
Fonte jc oline

Líderes e deputados federais pelo PT pernambucano saíram em defesa de Ciro Gomes e criticaram as declarações da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. O mais contundente foi o deputado Fernando Ferro, que qualificou a atitude de Marta como “despropositada” e “intempestiva”.

“É a reação de quem está olhando para o próprio umbigo e esquece que estamos num projeto nacional. Entendo que a disputa presidencial é mais importante do que São Paulo”, avaliou Ferro. Ele e o restante da bancada petista na Câmara dos Deputados, assim como os líderes Humberto Costa e João Paulo, são unânimes em defender que os debates regionais atendam ao projeto nacional de fortalecer a candidatura única da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Com a decisão de transferir o seu domicílio eleitoral para São Paulo, Ciro Gomes mantém a possibilidade de se lançar como candidato ao governo daquele Estado. Uma alternativa à proposta de disputar a Presidência da República. Essa é a tese do presidente Lula e, apesar da reação de Marta Suplicy, recebe o respaldo PT.

Para o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, a transferência de domicílio de Ciro Gomes deve ser encarada “como um gesto de boa vontade”. Humberto considera que o posicionamento de Marta foi “equivocado”. O político acredita que o nome do socialista é o melhor para a disputa em São Paulo. Para o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, João Paulo, Marta agiu de forma isolada. “O que ela falou é o que ela acha.”

O deputado federal Maurício Rands avalia que o PT e o PSB de São Paulo podem lançar candidatura única, a de Ciro Gomes. “Ajudaria a unidade nacional.” Para Rands, Marta “não foi feliz” nas suas colocações. O político entende que Ciro é um candidato “preparado” para disputar o governo de São Paulo.

Fernando Nascimento defende que o PT apoie uma possível candidatura de Ciro em São Paulo. “Ele é forte para conturbar o ambiente de José Serra (possível candidato do PSDB à Presidência).” Pedro Eugênio, considera a transferência de domicílio como “legítima”. Para ele, a melhor estratégia para São Paulo deve ser discutida entre PT e PSB.

Comentário

A declaração da ex-prefeita Marta Suplicy reflete a posição até o momento acumulada pela direção estadual do PT paulista, mas quando enfatiza que a alternativa a um eventual apoio do PT a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) ao governo de São Paulo é o deputado federal Antonio Palocci (PT), fica-se com uma "pulga atrás da orelha", tornando-se, por sua vez, inevitável a comparação entre os dois supostos postulantes ao apoio do partido.

Do ponto de vista programático, para muitos petistas críticos do tom de continuidade que a passagem de Palocci pelo ministério representou, a balança pende para Ciro Gomes, que há muito se afastou das teses econômicas neoliberais e preconiza uma posição de cunho desenvolvimentista, bastante afinada com o estágio atual do governo Lula - coincidência ou não, após o afastamento de Palocci do Ministério da Fazenda - e com o próprio. Além de ser um "anti-serrista" ferrenho.

Enquando que com o ex-ministro da Fazenda ocorre justamente o contrário, o seu cacife eleitoral, segundo é divulgado, é o fato de ter muitos pontos de contato com o tucanato. Salvo o viés udenista encarnado pelo PSDB, detentor de um forte apelo na classe média paulista, que certamente será explorado contra Palocci numa eventual campanha, por conta dos processos que tramitam contra ele no Supremo Tribunal Federal,

Os petistas pernambucanos, conterrâneos e alguns deles muito próximos do presidente Lula, estado onde o PT participa de um governo comandado pelo presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que disputa a reeleição e precisa do apoio dos petistas locais, com tais declarações manifestam um desagravo e corroboram com o desejo supostamente manifestado pelo presidente da República de ter Ciro disputando o governo paulista.

Como nada tem de espontânea uma bateria de declarações como essa, resta saber se elas não só foram combinadas com o Palácio do Planalto, mas também com o próprio governador pernambucano (!?)

PS.: Esta postagem recebeu dois comentários, que por serem anônimos não serão publicados.

2 comentários:

Anônimo disse...

acho que a priorida tb é a candidatura da DILMA , mas os pernabucanos antes de falar de ciro e de sao paulo deveriam pelo menos conhecerem a nossa realidade, o psb aqui é serrista de carteirinha e anti petista e a melhor candidatura pra DIMA no estado ;E uma candidatura do PT para levar animo para a militancia , ja nao teremos o LULA imgine fazer campanha para a DILMA com o ciro, se enxargam pernambucanos só a cidade de sao paulo o eleitorado é mior que td seu estado E O MAIOR CABO ELEITORAL NA CAPITAL SE CHAMA MARTA ele e o PT e nao CIRO e nem mesmo DILMA , se quizerer que DILMA seja nossa presidente temos que ter aqui o palanque do PT e o ciro se quizer monte o dele e venham vcs e o EDUARDO BRAGA aqui pedir voto.é muito facil dar palpite na casa dos outros , porque na eleição passada do LULA o seu HUMBERTO sangue suga costa nao abriu mao para o PSB ai, e seu Joao oportunista paulo nao abriu mao para um prefeito do psb na capital , e seu Mauricio e se FERRO nao fizeram campanha com o psb na ultima eleiçao ai, nao deem palpite na casa dos outros cuiem da de VCS que já estam fazendo muito.

JULIO ROBERTO disse...

acho que os funcionários do SENHOR EDUARDO CAMPOS estam fazendo direitinho os seus serviços, preferem atacar companheiros historicos de luta e comprometidos com o projeto maior do PT que é o próprio PT e nao pessoas , para defederem seus cargos, interesses e regalias no governo, quem tem que cuidar do CIRO é o PSB e nao o PT, quero ver o MERCADANTE com o CHALITA na segunda vaga do senado, fazendo campnha para a DILMA quando bem lhe convier, para o ALCKIMIN no estado, para o psb, para o psdb e nada para o PT no estado, quero ver a bancada de deputados do PT estadual e federal com o ciro candidato ao governo de sao paulo como ficam, acho que a MARTA mais uma vez pecou pelos mesmo motivos de sempre falar antes de pensar, falar o que pensa e sente , e nao se preocupar de garantir boquinha em governo, falar como militante petista que é e sempre será, mas o pesoal do planalto, o seu Zé Dirceu tds sabem que quem tem voto em sao paulo é MARTA E MERCADANTE, sem o LULA nao estado de sao paulo quem tem vot se chamam MARTA, MERCADANTE E EDUARDO SUPLICY o restante é a sigla do pt com seus 19 por cento e o seu JÓSÉ MENSALÃO DIRCEU que qundo entra em um restaurante da capital é xingado a dona MARTA e o Suplicy se pedem autografos, por isto ZÉ DIRCEU E PERNABUCANOS cuicem das suas benecies que tem ai no estado dado pelo patrao de VCS senhor EDUARDO CAMPOS e nao se metam em sao paulo e muito menos na capital que juntando o estado de VCS e o estado do CIRO o ceara NAO TEM O nosso ELEITORADO E AQUI QUEM TEM VOTO É MARTA , MERCADANTE E SUPLICY E A DILMA se quizer ser presidente vai necessitar e muito DELES.