terça-feira, 16 de junho de 2009

OUTRAS PALAVRAS SOBRE A ELEIÇÃO NO IRÃ

DO PRESIDENTE LULA NA FOLHA

Lula compara protestos a Fla x Vasco

Sérgio Rangel – ENVIADO ESPEICAL A GENEBRA

“Eu não conheço ninguém, a não ser da oposição que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova. Por enquanto é apenas uma coisa entre flamenguistas e vascaínos”, disse Lula, na sede da União Internacional de Telecomunicações em Genebra (Suiça).

“O presidente (Armadinejad) teve uma votação de 62,7% É um número muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude”,

“Não é o primeiro país que tem uma eleição em que alguém ganha e quem perde faz protestos. No Brasil está virando moda, as pessoas que ganham perdem na Justiça e a oposição toma posse”.

Declarações de Lula, na sede da União Internacional de Telecomunicações em Genebra (Suiça), publicadas na edição de hoje da Folha de São Paulo – Mundo – A-11


DA AGÊNCIA CARTA MAIOR

A marca da maldade: o Ocidente e a república islâmica do Irã

A mídia do Ocidente prega continuamente sobre o atraso da "república islâmica" do Irã, em vários aspectos políticos e comportamentais (no que muitas vezes têm razão). Mas quase sempre omite o papel que os países líderes do Ocidente tiveram e têm nessa consolidação. É nessa moldura – em que o poder de fato está, não nas mãos do presidente da república, mas do corpo e do líder dos aiatolás – que aparece o espaço para um político de ambições próprias como Mohammad Ahmadinejad. A análise é de Flávio Aguiar. > LEIA MAIS Internacional 15/06/2009

DO BLOG DO LUIS NASSIF

A visão de quem chegou do Irã

Por Marcus Netto

Nassif , sugiro que você aborde a pauta das Eleições Iranianas pois ela tem várias implicações futuras sobre o re-arranjo Geopolítico das forças mundiais , das alianças que o Brasil se decidiu nos últimos anos e a volta de uma atuação forte da Cia no Oriente Médio, agora com as ferramentas do Partido Democrata.

Empresário cheguei do Ira ontem. 10 dias em Teerã, Qom, Yazdi, Shiraz e Isfahan. Fui hóspede na casa de fornecedores que são da típica Classe Média e Alta Iraniana. Assisti aos debates de TV com eles. Em função da minha profissão visitei Indústrias onde perguntei livremente aos operários , Taxistas , pequenos comerciantes e populares nos Cafés destas Cidades. Todos quase sem exclusão declaram voto em Ahrmadinejad. Os empresarios é que financiaram a Oposição. É preciso reconhecer os fatos sem paixões. Eu presenciei pessoalmente a Total LIberdade que a população tinha em se manifestar. Diariamente , após as orações da noite, por volta das 22:00 imensas massas de jovens , estudantes , a pé e de moticletas com até 4 pessoas (eu nuca havia vsisto quatro pessoas sem capecete em uma moto 125 ) faziam suas manifestações barulhentas em todas as CIdades que visitei. Sem nenhuma repressão. O que me chamou a atenção foi a caríssima campanha do Líder da Oposição M. Mousavi. Folhetos coloridos em tamamnho A4 e A3 eram distribuídos aos motoristas aos milheres , com gramatura elevada. Eu até trouxe para o Brasil um exemplar. Conversando com meus fornecedores , alguns empresários articulados politicamente e outros nem tanto , e eles se parecem muito influenciados pela cultura do intercâmbio comercial com o Ocidente e não dimensionaram a real origem da Crise Financeira que os afetou profundamente, isso associado a queda das receitas com o Petróleo . Eles culpam o governo atual que chamam de incompetente .

As eleições atuais se parecem muito com a última disputa entre o Lula e o Alckmim . No caso Iraniano a oposição cometeu o erro de achar que a opinião pública é compostas apenas pelos bem nascidos e a Classe Média. Pior do que isso , eles insultaram o Islã utilizando cores e símbolos que são inapropriados dentro do Islã.

Gostando ou não da Cultura Islâmica , todos com quem eu conversei no Irã , ricos e pobres declaravam-se muito satisfeitos com a religião. Faziam diariamente suas orações por opção . Havia críticas apenas alguns Mulás , os clérigos locais . O Irâ é muito mais liberal quanto as mulheres do que a Ditadura da Arábia Saudita e dos Emirados e muito menos corrupto que a Ditadura Mubarak no Egito. Até mesmo os detratores de Ahrmadinejad afirmaram que ele era um homem honesto.

Os Estados Unidos participaram ativamente no suporte a Oposição, através de recursos financeiros e de sua comunidade exilada em Washington DC , provenientes da era do Xá Pahlevi , muito ricos e alguns separatistas do Ahzebaijão que se refugiam em Great Falls Virginia.

A CIA já fez isso no passado com Mohamed Mousadegh e tentou novamente. Porém no mundo atual , parece que os pobres através do seu silêncio mas argúcia está sabendo dar as respostas necessárias as elites carcomidas do Mundo Velho.

Temos que reconhecer a Vitória Acachapante de Ahrmadinejad sem paixões mas com realismo.

Enviado por: luisnassif

Nenhum comentário: