terça-feira, 16 de junho de 2009

TRAVESSIA: A NOVA MINISÉRIE DA TV BRASIL

Depoimentos marcantes de pessoas atingidas pelo Golpe Militar de 64

A TV Brasil lançou na segunda-feira, dia 15, a minissérieTRAVESSIA, de cinco capítulos, dirigida pelo cineasta João Batista deAndrade. O documentário vai ao ar às 20h30 e apresenta, pela primeira vez,depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas atingidas pelo golpe militarde 1964. A minissérie de cinco capítulos, 24 minutos cada, abre a semana com“O Conflito”, apresentando depoimentos e fatos que marcaram o períodoanterior ao golpe.

O objetivo da nova minissérie é revelar histórias particulares, averdadeira travessia dos personagens, como enfrentaram o golpe , comoviveram o fim da ditadura e o que pensam do Brasil de agora. Ao resgatargestos, ideais, ações e esperança – tudo ilustrado com imagens da época – odocumentário oferece ao telespectador um painel rico e plural tratandotambém das derrotas, vitórias e de como o período afetou a vida de cada um.

Dois fatos marcantes que antecederam ao golpe são apresentados nocapítulo “O Conflito”: o Comício das Reformas, realizado no Rio de Janeiroem 13 de março de 64, e as passeatas “Com Deus, pela liberdade”. O primeiro,de interesse do governo João Goulart, quando o então presidente ensaiavamedidas populares e nacionalistas. E as passeatas, uma inesperada respostaanti-jango, costurada com os setores mais conservadores da Igreja Católica.A primeira passeata, ocorreu em São Paulo, em 19 de março do mesmo ano.

Nesse capítulo de estreia, os personagens básicos são AlminoAfonso - um expoente da esquerda parlamentar nos anos 60 que foi líder eministro do Trabalho no governo João Gourlar - e Maria Paula Caetano,organizadora das marchas da família. Cada um deles relata suas experiênciasantes e depois do golpe de 64. O ex-ministro fala sobre sua trajetóriapessoal e como se ligou ao governo João Goulart. Maria Paula faz relatos desua origem, sua formação política e depois conta como surgiu a ideia dasmarchas, em contraponto às ideias e ações do então presidente.

Cenas atuais, fotos e filmes de arquivos dos dois personagens e doComício das Reformas e das Marchas, enriquecem a minissérie. São exibidos,também, relatos de outras pessoas sobre o que elas sabem desse passado e oque pensam sobre ele. Saiba mais.

Co-produção Oeste Filmes e TV Brasil.
Produção Executiva Ariane Porto.
Direção João Batista de Andrade.
Edição Landa Costa e Diego da Costa.
Locução Edson Mazieiro.
Dea BarbosaComunicaçãoTV BRASIL
(21) 2117-6815(21) 8582-0235

Nenhum comentário: