segunda-feira, 18 de maio de 2009

MANTEGA CRITICA BOATOS SOBRE POUPANÇA

Mantega: Poupadores deveriam processar oposição

Atualizado em 18 de maio de 2009 às 15:53 Publicado em 18 de maio de 2009 às 15:52

Mantega: “quem sacou dinheiro da poupança depois de boato da oposição deveria processá-la”

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que os proprietários de cadernetas de poupança que sacaram quantias depois de “boato espalhado” por parte da oposição (de que o governo iria bloquear as contas) deveriam processar os responsáveis pela “mentira”. Segundo Mantega, o discurso adotado por um partido de oposição foi irresponsável. “Alguns incautos que acreditaram nisso e que sacaram recursos da poupança com medo de bloqueio de suas contas deveriam processar esses cidadãos que soltaram o boato e induziram-os ao erro. Eles quiseram causar pânico e medo na população. Quem sacou perdeu dinheiro”, disse.

Mantega afirmou que o governo tem cumprido todas as regras de mercado, seguindo rigorosamente os contratos e que "nunca passou pela cabeça" bloquear qualquer item da economia. Ele considera as atitudes da maioria dos partidos de oposição responsáveis, mas critica “a facção” que teria espalhado o boato "de forma irresponsável".

O PPS pode ter sido o alvo das críticas do ministro. O partido fez inserções no rádio e na televisão sustentando que o governo pretendia confiscar a poupança. A propaganda exibida no horário eleitoral do partido deixou petistas irritados. No programa eleitoral, o deputado Raul Jungmann criticou a intenção do governo Lula de alterar as regras da poupança ao mesmo tempo em que empresta o dinheiro dos brasileiros ao Fundo Monetário Internacional (FMI). "O governo vai mexer na poupança como fez o governo Collor. O PPS vai lutar para que isso não aconteça", diz o deputado no programa eleitoral.

O presidente Lula também já havia criticado a postura adotada pelo PPS. “Fico muito preocupado quando as pessoas começam a brincar com a economia. Teve um partido político que teve uma atitude insana, mentirosa e de irresponsabilidade total ao dizer que o governo brasileiro iria mexer na poupança", disse.

O vice-presidente, José Alencar, também já havia afirmado que a acusação da oposição sobre mudanças na caderneta de poupança é inadmissível. Para o vice-presidente, as insinuações são "besteira". "Isso é a maior besteira que tem. O governo tem dado demonstração de respeito às normas. Jamais aconteceria isso no governo Lula. Pode tirar isso da cabeça porque não existe", afirmou.

O ministro da Fazenda reafirmou que o objetivo das novas regras da poupança é evitar que grandes investidores migrem para as cadernetas diante da queda da taxa básica de juros, a Selic, e o consequente aumento nos rendimentos da poupança. Para Mantega, essa migração poderia distorcer a função da poupança, transformando a caderneta em um instrumento de especulação financeira.

Mantega também falou sobre a previsão de crescimento brasileiro para este ano, crise financeira, taxas de emprego, atuação do Banco Central, Petrobras, entre outros assuntos. A entrevista foi exibida ontem no programa É Notícia, apresentado pelo jornalista do jornal Folha de S.Paulo e da Rede TV! Kennedy Alencar.

Leandro Kleber - Do Contas Abertas - http://contasabertas.uol.com.br/asp/

Nenhum comentário: