terça-feira, 14 de abril de 2009

TARSO GENRO TEM DIFICULDADE DE EMPLACAR CANDIDATURA AO GOVERNO DO RIO GRANDE

A tendência Democracia Socialista (DS), que dirige junto com Tarso Genro o movimento de centro-esquerda petista, Mensagem ao Partido, resiste em apoiar a candidatura do ministro ao governo do Rio Grande do Sul, segundo matéria, publicada ontém no jornal gaucho "Correio do Povo" .

"A Democracia Socialista, que pode ser o fiel da balança por ser a maior tendência do partido, enfrenta um dilema. A cúpula quer apoiar o ministro da justiça Tarso Genro, mas não consegue convencer a militância. O problema, segundo um líder da DS, é que não há concordância da base em abrir o leque de alianças incluindo o PTB, do senador Sérgio Zambiase. O descompasso na DS é tão forte que a base quer um encontro estadual da tendência para decidir, incluindo a alternativa de lançar o ex-prefeito de Caxias Pepe Vargas" - destaca o jornal gaucho.

Comentário do Blog

Caso seja confirmada a notícia, mais do que um problema para a candidatura do ministro Tarso Genro ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, pelo peso que a DS tem na seção gaucha do PT, significa um abalo interno nas relações do movimento "Mensagem ao Partido", que se prepara para disputar o Processo de Eleições Diretas do PT (PED), já que Genro e a DS são suas principais expressões nacionais.

A candidatura do ministro que busca construir um consenso interno, encontra resistência de algumas correntes, entre elas se destaca a Articulação de Esquerda (AE), que expressa um pouco mais de 20% do partido, e já apresentou para a sucessão estadual a candidatura do prefeito reeleito de São Leopoldo, Ary Vannazi.

Se não for contornada tal situação de descompasso entre os líderes e a base da DS, destacada na matéria do Correio do Povo, o imbrólio pode tomar proporções para além das fronteiras daquele estado, além, é claro, de se constituir num golpe mortal a pretensão de Genro.

Um dirigente da DS no Estado do Rio comentou a este blog que a crise será contornada, mas o que chama a atenção é o fato de um movimento que se propõe a dar uma nova direção ao PT en nível nacional, chegar a esse grau de tensionamento num estado onde atuam e têm forte presença partidária os seus dois principais vetores.

Com efeito, parece que no sul a Mensagem está com ruído.

Nenhum comentário: