segunda-feira, 20 de abril de 2009

POMAR RESPONDE A NOTA DA FOLHA DE SP

Jogando verde

A técnica é famosa: o jornal produz uma matéria devastadora sobre uma pessoa ou empresa. A vítima é avisada que a matéria será publicada, salvo se o espaço da matéria for ocupado por anúncio de tamanho equivalente. A vítima paga o anúncio. A matéria não é publicada.

Outra técnica: publicar um texto com informações total ou parcialmente falsas. A vítima tem que escolher: ou deixa circular a informação falsa, que portanto ganha ares de verdadeira; ou, para corrigir as informações, é levado a fornecer as informações que a preguiça jornalística não conseguiu por mérito próprio.

Exemplo prático é a nota publicada no Painel da Folha de S. Paulo de 19 de abril, dizendo algo mais ou menos assim: “O secretário-geral do PT, José Eduardo Martins Cardozo, e o secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, sentaram para conversar com Delúbio Soares. Procuraram mostrar ao tesoureiro do mensalão que seria muito, muito mais simples se ele adiasse para 2011 o plano de retornar ao partido. Delúbio, que quer ser candidato a deputado federal em 2010, não deu resposta.”

A nota foi divulgada, também, em jornais e blogs de todo o país.

Aos fatos:

1.O que é apresentado como uma "conversa" foi, na verdade, uma reunião entre uma comissão indicada pela direção do PT e o ex-filiado Delúbio Soares.

2.A comissão indicada pela executiva nacional do PT informou ao ex-filiado Delúbio Soares a posição unânime da comissão executiva nacional, acerca de seu pedido de reintegração.

3.A comissão não disse, nem estava mandatada para tal, que seria "muito, muito mais simples", se o pedido de reintegração do ex-filiado fosse adiado para 2011.

Valter Pomar

Nenhum comentário: