terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

"TODA MULHER" ENTREVISTA TIA SURICA

A sambista Tia Surica (foto) será a entrevistada do programa "Toda Mulher" exibido pela TV-Alerj (Canal 12-NET ), organizado e apresentado pela deputada estadual Inês Pandeló, presidente da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio. "O foco do programa é apresentar mulheres que se destacam nas mais diversas áreas de atuação, com a chegada do carnaval decidimos convidar Tia Surica, que é uma genuína expressão do samba carioca e da Portela, uma das mais tradicionais Escolas de Samba", explica Inês Pandeló. O programa é exibido às quartas-feiras, às 21h:30m, e repetido várias vezes ao longo da programação da emissora

Quem é Surica!
Iranette Ferreira Barcellos é uma sambista carioca, ex-intérprete de samba-enredo e atualmente uma das mais importantes integrantes da velha-guarda da Portela.
Nascida em Madureira, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, conhecido como Pio. O apelido "Surica" foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena.
Em 1966, foi puxadora do samba-enredo "Memórias de um Sargento de Milícias", de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.
Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como "Cafofo da Surica", é palco de festas memoráveis.
Em 2005, durante um desastrado desfile de sua escola, foi impedida pela diretoria de desfilar, junto com outros baluartes, para que a Portela não estourasse o tempo e perdesse mais pontos, o que causou grande comoção no mundo do samba, gerando muitas criticas ao presidente Nilo Figueiredo.
Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela FINA FLOR, seu primeiro Cd cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Aniceto.
Como atriz, Tia Surica já fez uma participação especial na série de TV Cidade dos Homens,, além de comerciais. (Fonte: Wilkipedia - A Enciclopédia Livre)

Nenhum comentário: