segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE ZÉ KATIMBA

Um pouco da história do samba carioca

Um dos poucos fundadores vivos da escola de samba Imperatriz Leopoldinense e um dos principais campeões de sambas-enredos do Rio de Janeiro, Zé Katimba (foto), aos 76 anos de idade, virou livro. Sua vida, desde a infância difícil no sertão da Paraíba, passando pelo momento em que se transformou em personagem da novela Bandeira-2, escrita por Dias Gomes, até os dias de hoje, em Niterói, onde mora nos últimos 30 anos, está registrada no livro 'Zé Katimba – Que grande destino reservaram pra você', que será lançado agora em fevereiro.

O livro, escrito pelo jornalista Fernando Paulino e publicado pela Editora Panorama, tem 128 páginas e conta também como foi fundada a Imperatriz Leopoldinense, escola criada em março de 1959, no bairro de Ramos, e que tem como um dos seus remanescentes justamente o Katimba. Zé foi camelô, porteiro, faxineiro, ajudante de pintor. Limpou fossa, caixa de gordura e banheiros. No universo do samba, começou como puxador de corda, nos primeiros anos da Imperatriz; foi mestre-sala, presidente da Ala dos Compositores, presidente da escola. Na época da ditadura militar, chegou a ser perseguido político, devido a suas músicas de protesto.

Vale também lembrar: o enredo da Imperatriz, este ano, conta a história de Ramos e o cinqüentenário da escola. Katimba será um dos homenageados.

O livro custará R$ 25,00, nos eventos de lançamentos, sempre com roda de samba.


Veja a seguir o roteiro dos primeiros lançamentos:

Quinta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h – Pré-lançamento no restaurante Estrela da Lapa, na Rua Mém de Sá, 69, Centro do Rio, durante a roda de samba do bloco Carmelitas, de Santa Teresa. Katimba será homenageado pela agremiação carnavalesca.

Sexta-feira, dia 13, às 20h – Lançamento no Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, em Niterói), com espetáculo comandado por Inácio Rios e seu grupo, tendo como convidado especial Zé Katimba. Ingresso a R$ 20,00.

Sábado, dia 14, às 22h – Roda de samba no Espaço Cultural Candongueiro, na Estrada Velha de Maricá, 1154, no bairro de Maria Paula, Grande Pendotiba, em Niterói.

Um pouco mais sobre Zé Katimba

Zé Katimba é testemunha ocular e ativo participante
dos grandes momentos do Grêmio Recreativo Escola de
Samba Imperatriz Leopoldinense, agremiação que
ajudou a fundar em março de 1959. Já se vão 50 anos.
Empurrou alegorias, foi puxador de corda e entrou
definitivamente para a história da escola como um dos
seus grandes compositores de todos os tempos. Nos
anos 70, fez dobradinha com Luizinho Drumond na
direção da Imperatriz. Começava a fase de ouro da
agremiação, com quadra própria, conquista de
campeonatos e sempre garantindo o espaço da
comunidade nas suas atividade

Nenhum comentário: