terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A CRISE DO PMDB DE JARBAS VASCONCELOS

Como sempre: Veja publica e O Globo divulga

A entrevista concedida pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à revista Veja desta semana, quando acusa a representação do seu partido no senado de envolvimento com a corrupção, ataca o PT e o governo Lula e defende a candidatura do governador José Serra (SP) à Presidência da República, permanece agitando os meios políticos, mas serviu sobretudo para gerar um inusitado momento de unidade nas hostes do PMDB.

Com efeito, não é tarefa das mais fáceis fazer o PMDB da Câmara Federal, através de declarações do deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da câmara e do partido, e do líder da bancada naquela casa, Henrique Eduardo Alves (RN) vir em socorro da sua bancada no senado, com quem vive as turras.

Mas o que chama a atenção, nessa suposta cruzada pela moralidade pública do senador pernambucano, é que a única solidariedade de peso que obteve no seu partido foi do ex-governador Orestes Quécia, como ele Serrista convicto, mas com uma trajetória política marcada por denúncias de mau uso do dinheiro público.

Por outro lado, sai em defesa do partido o senador Pedro Simon (PMDB-RS) um político tido como inatacável do ponto de vista moral, e que mantém imensas contradições com a bancada que integra, lembrando ao seu colega pernambucano dos pecados do governo tucano que ele apoiou nos oito anos de gestão, nos episódios da privatização da Vale do Rio Doce e da compra de votos para a reeleição de Fernando Henrique, de quem José Serra foi ministro da Saúde.

Naquela época, o mesmo PMDB como agora, com as habituais dissidências, compunha a base de apoio da coalizão tucano-pefelista, fornecendo votos e relatores para as emendas constitucionais que junto com os subsídios do BNDES e os recursos dos fundos de pensão das empresas estatais tornaram viáveis um processo de privatização, alvejado por toda a sorte de denúncias

Ao que parece tanto a memória quanto o conceito de moralidade pública do senador Jarbas Vasconcelos são seletivas e datadas. Parece mais a crise de um PMDB que já aderiu à campanha de Serra, a despeito da decisão partidária, e se assusta com o fato dos índices de aceitação do governo Lula crescerem mesmo diante de um cenário econômico adverso.

Para isso, trata como eleitoreiros programas de alto alcance social como o Bolsa Família, que estão cumprindo um papel decisivo de aquecer a economia através do estímulo ao consumo popular, enquanto as empresas demitem e os bancos privados reduzem a concessão de créditos.

A crise do PMDB de Jarbas Vasconcelos pode se tornar mais aguda ainda, caso sejam confirmados alguns indicativos de que a economia brasileira está reagindo bem às medidas tomadas pelo governo no combate à recessão, e que o país pode superar mais rápido que se imaginava dos efeitos da crise internacional.

Nenhum comentário: