quarta-feira, 1 de junho de 2011

I SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA UNIRIO


I Fórum de Práticas Sustentáveis

Reinventando os Caminhos de Conhecer

Queridos amig@s, colegas, parceir@s de sonhos, companheir@s de lutas,

É com muita alegria que @s convidamos ao primeiro encontro do Fórum de Práticas Sustentáveis “Reinventando os Caminhos de Conhecer”.

A proposta do Fórum nasceu da necessidade de estreitar elos de amizade e de trabalho tecidos entre pessoas, grupos, movimentos e organizações públicas e privadas comprometidos com a construção de novas relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Orientados por esta utopia, temos apostado em caminhos de educação contra a barbárie e incentivado a criação, o registro e a difusão de práticas de articulação solidária, político-afetiva, libertária, ecológica. Iniciativas sustentáveis que se expressam em macro e micro movimentos de religar seres humanos e natureza, dizer não ao antropocentrismo, ao racionalismo, ao individualismo e ao consumismo.

A criação do Fórum Reinventando os Caminhos de Conhecer vem da necessidade de debater e difundir experiências que convidam ao calor das relações humanas, apostando em movimentos de criação estética, quebra da ditadura da mente sobre o corpo, expressão de sentimentos, reverência e cuidado com a natureza, brincadeira, encontro, partilha...

Num momento em que o desafio não é mais o de ensinar às novas gerações a reprodução da sociedade industrial, mas a produção de uma nova sociedade sustentável, é fundamental a apropriação dos caminhos que temos trilhado na perspectiva de ultrapassar os muros da escola para conhecê-lo de verdade, ao vivo e a cores. O movimento de socializar nossas experiências concretas tem o sentido de refletir sobre o que fazemos: para poder seguir reinventando caminhos de conhecer, precisamos compreender os fundamentos e as metodologias através das quais elas se materializam, assim como dificuldades, êxitos, contradições.

Apostando nas trilhas da natureza, do corpo, das artes, das tecnologias limpas e das tradições ancestrais, nosso Fórum é um espaço aberto aos que sonham e buscam a concretização de novos modos de pensar, sentir e viver vida. Convidamos você a estar conosco neste movimento de releitura e recriação!

GITAKA/UNIRIO

(Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental)

]NIMA/PUC-Rio

(Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente)

REDE HUMANIDADE CRIANÇA/DPH

PROGRAMA DO ENCONTRO

Às 10hs, faremos a abertura, com uma apresentação de todos os presentes.

Entre 10:30 e 11:30hs conheceremos as experiências da Fábrica de Cuidados da UNIRIO e atividades de consumo consciente que vêm sendo desenvolvidas no contexto do NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) da PUC-Rio e do GITAKA (Grupo de Pesquisa Infâncias Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental), da UNIRIO.

Ao meio-dia, o Fórum se deslocará para o Espaço Mário de Andrade, onde assistiremos à apresentação da Escola Portátil de Música.

Finalmente, às 12:30hs, faremos um troca-troca de cd, livros, poesias, receitas, todo e qualquer objeto que já não serve à você, mas que poderá ser útil à outra pessoa. Assim, estabelecendo relações em torno do reaproveitando do que não tem utilidade e iria para o lixo, estaremos oferecendo uma pequena (mas significativa) contribuição ao equilíbrio das ecologias pessoal, social e ambiental.

Aguardamos você!

Nenhum comentário: