segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MINISTÉRIO DA CULTURA ESCLARECE

Boato na rede foi um grande mal entendido

Correu um boato na rede que o Ministério da Cultura (Minc) teria retirado do seu site toda a documentação referente aos seminários realizados para debater e modificar a legislação vigente sobre direito autoral, promovidos pelas gestões Gilberto Gil e Juca Ferreira a frente do ministério. Não é verdade. Este blog tem posição a respeito desta polêmica e teve acesso ao boato, mas ao invés de publicá-lo, após uma rápida checagem, constatou que tudo não passava de um mal entendido. Segue a resposta oficial do Minc:

Esclarecimento do Minc

Em novembro do ano passado, foi atualizado o tema do WordPress utilizado pelo site do MinC, assim como seu layout. Nesse período, algumas páginas internas de secretarias e diretorias ficaram desconfiguradas. Foi o caso da seção dedicada ao tema Direito Autoral.

Para corrigir tal problema, optamos por marcar como “rascunho” ou “privado” a maior parte do conteúdo, para, aos poucos, republicá-lo no novo formato. O trabalho ainda não foi concluído, o que faz com que alguns conteúdos, de várias secretarias e diretorias, não tenha sido novamente publicado.

Foi o que aconteceu com os links aos quais se refere este blog, que nos alertou para o erro. Uma vez confirmado que os posts permaneciam privados, foram subidos outra vez (links originais).

Cabe observar que não haveria sentido em retirar do ar textos relacionados a estes seminários, uma vez que a página do Fórum (que contempla informações sobre todos os eventos) continuava acessível, assim como todos os anais dos seminários e a transcrição de todas as falas neles realizadas.

Daniel Merli
Coordenador de Comunicação Social do MinC
(61) 2024-2404

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...Não é o fato de ser uma discussão "política", que eu tenho reservas, com esse tipo de comentário..É o açodamento tão frequente...As instituições são regidas por pessoas, e as pessoas, erram...como nós...
Regina Almeida

Flávio Loureiro, disse...

Regina, o governo Dilma, da mesma forma que o de Lula é formado por uma base política e social que possui interesses heterogêneos e, em alguns casos, conflitantes. Mas como é um governo democrático é sujeito a pressões desses vários interesses.Logo, a despeito da boa vontade que se deve ter com ele, se os setores populares não exercerem pressão, vai sempre prevalecer a pressão dos setores empresárias e mencatil que disputam os seus rumos. É o caso, por exemplo, do Minc. Onde a pressão dos setores hegemônicos da indústria cultural,via Ecad, tem na ministra Ana de Hollanda uma importante aliada.

Flávio Loureiro, disse...

Mais uma coisa, nos postarmos de forma passiva e contemplativa não contribui em nada para o governo Dilma. Um governante não é apensas as suas boas ou más intenções, mas as suas circustãncias.