terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GOVERNO LANÇA "PLANO BRASIL 2022"

Governo brasileiro acaba de lançar o “Plano Brasil 2022”
3 janeiro 2011 Sem Comentários

o último mês de dezembro foi lançado pelo Ministério de Assuntos Estratégicos o “Plano Brasil 2022”, um calhamaço de cerca de 200 páginas, fruto de um ano de estudos e negociações entre ministérios, governos estaduais, entidades da sociedade civil, parlamento, especialistas e IPEA. O Plano foi um pedido do presidente Lula ao Ministério, e deveria apresentar as demandas do povo para a sociedade brasileira no ano de comemoração do Bicentenário de Independência do Brasil.

O documento versa sobre as metas e ações estratégicas do país para os próximos 12 anos, afim de, torná-lo uma potência global em apenas duas décadas. Entre as questões levantadas estão à redução da pobreza, mudanças no parâmetro de programas de transferência de renda como o “Bolsa Família”, investimento científico e tecnológico nas áreas de ponta, a expansão do número de salas de cinema, violência urbana e defesa, agricultura, comércio, cultura e política externa.

De acordo com o Ministro, Samuel Pinheiro Guimarães, estas ações serão financiadas a partir de recursos da exploração do pré-sal. “Haverá uma nova fonte de receita com a exploração do pré-sal. Esses recursos abastecerão o fundo social do pré-sal possibilitando o financiamento de uma série de programas importantes”, afirma.

Guimarães destaca ainda a importância do planejamento de longo prazo para o crescimento do Brasil. “A tarefa de planejamento é de extraordinária importância para países subdesenvolvidos como o Brasil, um país caracterizado pelas extremas disparidades sociais e econômicas, pela fragmentação da infraestrutura de energia, transportes e social, pela insuficiência de geração de ciência e tecnologia e pela visão de curto prazo de sua iniciativa privada, o planejamento da ação do Estado se torna essencial”, analisa.

O Página 13 disponibiliza aos seus leitores o Livro BR-2022 em formato PDF, para que possa ser analisado e questionados em seus pormenores o plano apresentado pelo governo federal.

Nenhum comentário: