segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DICA DE BOTEQUIM, BLOG DO JUAREZ BECOZA

Enviado por Juarez Becoza

Minha Nossa Senhora, que bar é esse...

Caro leitor:

Dia destes quis impressionar a patroa e levei-a a um dos meus lugares preferidos no Rio de Janeiro: O Morro da Conceição. Minha intenção, além de apresentar uma cidade que não existe mais, era terminar a tarde lá no morro, que beleza, tomando uma cerveja no tradicional Bar do Sérgio, sede mundial e interplanetária de Aliado, um jogo de tabuleiro que, aqui no Rio, só lá mesmo é que tem.

Mas eis que meus planos foram radicalmente alterados logo nos primeiros passos da subida da Ladeira do João Homem, por onde eu pretendia caminhar até chegar à vizinha e rival Ladeira do Jogo da Bola, a rua de mais belo nome do mundo, onde fica o Bar do Sérgio. Acontece que, já previamente alertado pelo mestre e amigo Guilherme Studart (e também por alguns leitores que para cá escreveram), lembrei de dar uma paradinha num simpático sobrado que mistura bar com galeria de arte, inaugurado há menos de um mês logo no começo da subida da João Homem, a poucos metros da escadaria que deságua na Travessa do Liceu, na Praça Mauá. Imaculada é o seu nome, uma homenagem à Conceição que dá nome aoo morro.

Apesar de flertar com a sofisticação - evidenciada pelas belas obras de arte ali expostas e à venda - a casa é mesmo um belíssimo botequim. Entrei só para conhecer, com o sol ainda a pino, e acabei só saindo de lá no começo da madrugada, quase sem tocar o chão e prometendo à patroa mostrar-lhe um outro dia os demais segredos do Morro da Conceição.

O Imaculada é uma bem bolada sociedade entre um casal de boêmios de bom gosto, um artista plástico que adotou o lugar e um morador nativo da Ladeira João Homem. O resultado é um bar bonito, aconchegante mas muito democrático. Forte nas cervejas (para todos os gostos e bolsos) e com uma cozinha promissora. A começar por um petisco que tem tudo para ser a coqueluche do ano entre a turma que gosta de frequentar e comparar botecos: o bolinho de feijão com arroz, convenientemente batizado de Bola 7. Imaculado.

Imaculada Bar e Galeria
Ladeira João Homem 33, Morro da Conceição
Ter. a sáb., das 11h à meia-noite
Tel: 2253-3999


A imagem da Imaculada Conceição, que faz as vezes
de Säo Jorge e é a única obra de arte que não está à venda no salão


Um detalhe do jogo de mesa do bar

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/juarez/

Um comentário:

Unknown disse...

Caro Flávio, a Ladeira do Jogo da Bola não existe. O nome correto é Rua Jogo da Bola. Seja sempre bem vindo ao Morro da Conceição.