sábado, 28 de agosto de 2010

PROGRAMÃO PARA O DOMINGO

IMAGENS HUMANAS

Olá comunidade blogueira.

Na última domingueira deste mês internacional da fotografia prestamos homenagem ao fotógrafo documentarista João Roberto Ripper neste nosso cantinho.

Motivos me sobram para prestar esta homenagem pois Ripper foi meu primeiro grande mestre na fotografia.

Em 1991 tive a oportunidade de começar a fotografar profissionalmente no Imagens da Terra, o Centro de Documentação e Imagem do Trabalhador que ele comandava em Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Ali aprendi com Ripper que é possível ser fotógrafo preocupado com o resultado estético do trabalho, sem perder o respeito pelos fotografados e pelos colegas.



Aprendi que mais importante que a fotografia é o ser humano.

Assim ele segue formando fotógrafos/seguidores e semeando uma fotografia crítica e comprometida com a transformação social.

Com visão política aguçada e crítica, Ripper nunca perdeu as marcas que fazem dele o maior fotógrafo documentarista em atividade no Brasil.

Sua disposição em encarar situações adversas para fazer uma crítica contundente à desiguladade na sociedade brasileira não retiram de seu olhar e de seu comportamento o afeto e a generosidade.

Com este sentido humanista, no mais literal sentido do termo, ele realizou - ao longo de seus 35 anos de carreira - trabalhos marcantes na luta contra a discriminação do universo do trabalho.

Seu compromisso com as camadas mais pobres da população o leva a voltar inúmeras vezes às comunidades fotografadas, com sua voz baixa e pausada e seu modo de olhar que inspira imediatamente respeito e admiração.

Para ele mais importante que publicar é utilizar seu trabalho na defesa dos direitos humanos, chamando a atenção do mundo para as barbáries que ocorrem no cotidiano rural brasileiro e na verdadeira guerra que ali se deflagra.

Dentre os mais graves conflitos sociais por ele denunciados está o uso continuado da força de trabalho escrava em pleno Século XXI no meio rural brasileiro.

Pela militância neste trabalho já contraiu quatro malárias e sofreu críticas e retaliações de veículos formais de comuncação, além de ameaças.

Com um acervo de aproximadamente 150 mil imagens - 90% em preto e branco - este ano Ripper recebeu um prêmio da Funarte pelo conjunto de sua obra.

Pode então realizar sua primeira exposição individual e publicar uma antologia do seu trabalho.

O material pode ser conferido no livro Imagens Humanas, organizado por Dante Gastaldoni e Mariana Marinho, com textos destes e de Carlos Walter e Emir Sader.

Obrigado Ripper por tudo que você faz pela sociedade brasileira, pela fotografia brasileira e por nós, fotógrafos e amantes da fotografia.

Particularmente lhe agradeço pelo que pude aprender neste quase vinte anos de amizade, respeito e admiração!

Obrigado Mestre!

ripper@imagenshumanas.com.br
www.imagenshumanas.com.br

Fotos de João Roberto Ripper

Texto de Berg Silva

NEGRA COR

Neste mês de setembro vou produzir um novo ensaio para a capa do meu site, completando a exposição virtual "Negra Cor" na galeria de ensaios, que vai substituir esta foto da atriz Roberta Rodrigues.

Berg Silva

O ensaio, a ser realizado por mim, conta com a curadoria do Artista Plástico Raimundo Rodriguez e participação do Marcelo Carnaval na direção fotográfica e edição.

Já temos sete mulheres que encarnam o espírito da liberdade, independência e beleza presentes em seu trabalho. Temos ainda uma vaga e quero compartilhar com vocês o direito de escolha.

Se você quer ser uma negra cor ou indicar alguém, mande foto para bergrsilva@gmail.com ou berg.silva@infoglobo.com.br .

A BOA DA SEMANA

Divulgação

O Flávio Loureiro é o cara!

Seu blog, sempre mandando bem, dá as dicas do melhor que se pode curtir no Rio de Janeiro.

Acessem: http://blogdoflavioloureiro.blogspot.com sempre para curtir as melhores pedidas.

Entrei de férias!!!

Mas não fiquem tristes por que não abandonarei vocês! De onde estiver colocarei a domingueira no ar!Vocês só tem que me ajudar a divulgar, pois eu posso estar na praia.

Coloquem no seu twitter, no seu facebook, no seu orkut, na sua lista de emails e até mesmo no banheiro do seu boteco preferido.

O importante é compartilhar, já que não somos ciumentos né?

No facebook vocês me acham no link

http://www.facebook.com/?tid=1460240458468&sk=messages#!/profile.php?id=1408814721

e no twitter vocês já sabem @bergsilva

Até domingo!

Fonte: Entra amanhã às 9h, segue o link: http://oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo/post.asp?cod_post=319908&ch=n

Nenhum comentário: