terça-feira, 13 de julho de 2010

ESPN DIVIDIDA ENTRE ESPORTE O POLÍTICA?

O conflito de interesses na ESPN

Por Esquemas Táticos

Nassif, particularmente gosto do jornalismo esportivo da ESPN Brasil. São críticos, estudiosos e responsáveis na cobertura dos eventos esportivos. São os melhores. Mas quando se metem a falar de política, economia e sociedade, normalmente se perdem. Quando discutem raça e racismo, por exemplo, desligo a TV para evitar que a desinformação deles sobre esse assunto afete minha admiração pela informação correta sobre esportes.

Bom, ontem, no Bate-Bola 2, no início da noite, surgiu a notícia de que o Serra teria dito a Luiz Gonzaga Belluzo e outros palmeirenses que o novo estádio do Palmeiras estaria na Copa. Se não desse para ser na abertura, seria para outros jogos da Copa de 2014. Uma outra pessoa que estaria nessa conversa seria a Soninha Francine.

A ESPN ligou para Soninha para esclarecer o assunto. Ela disse que governadores e prefeitos não podem garantir isso, já que é atribuição da organização da Copa. Tudo certo. O problema é que Soninha é apresentadora da ESPN e coordenadora da campanha de José Serra na Internet (link abaixo).

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/07/13/soninha-na-campanha-307725.asp

Ela será, segundo os apresentadores, "apertada" no Bate-Bola 1 de hoje, que começa 12h30min.

Acho que há um conflito de interesses perigoso nesse caso. Ela é apresentadora e será "apertada" como fonte? Uma funcionária "apertada" por outros funcionários por um assunto que está fora de suas atribuições na emissora? E agora ela é confirmada como coordenadora de Internet do Serra e vai falar sobre promessas do então governador e agora candidato?

Por Esquemas Táticos

Mais alguns detalhes sobre o assunto estádio Palestra Itália na Copa no jornal da Placar de ontem. A seguir, parte da matéria.

Serra promete novo Palestra na Copa

Do enviado à África Ricardo Perrone

Em abril de 2008, a diretoria do Palmeiras saiu de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes com a certeza de que o novo Palestra Itália seria uma das sedes da Copa de 2014. A garantia, segundo os cartolas, foi dada pelo então governador José Serra (hoje candidato à presidência).

"Não mencionem a Copa [como objetivo do novo estádio], porque ela vai cair no nosso colo", teria afirmado Serra na ocasião. Estavam presentes o hoje presidente do Palmeiras Luiz Gonzaga Belluzzo, José Cyrillo Júnior, atual diretor de planejamento, um representante da W. Torre, parceira no estádio, e a vereadora Soninha Francine, entre outros.

(...)

Se o Palmeiras tem como aliado Serra, que oficialmente diz não trabalhar pelo Palestra, o Morumbi tem o presidente Lula do seu lado. No dia em que seu estádio foi excluído, Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, disse que Lula brigaria por ele. Não deu outra. Na África do Sul, Lula pediu para o prefeito Gilberto Kassab insistir com o COL na inclusão do Morumbi, desta vez não como palco da abertura.

Lula tem dois motivos pra brigar pelo estádio são-paulino. Por meio da Caixa Econômica Federal, o governo liberou 1,7 bilhão de reais para a obra do monotrilho (trem que ligará o aeroporto de Congonhas ao estádio, entre outros pontos).

Também há a disputa política, já que Serra concorre contra Dilma Roussef, apadrinhada por Lula, à presidência da República. No meio da disputa está Kassab — aliado de Serra, mas pressionado por Lula a defender o Morumbi. Acuado, o prefeito agora nega ter um projeto para uma arena em Pirituba.

Mosso comentário no Luiz Nassif On Line

Blog do Flávio Loureiro

Não sei como uma jornalista, pode assessorar um sujeito que persegue os jornalistas que não rezam na sua cartilha, como na TV Cultura. Há claro conflito de interesses entre a Soninha apresentadora da ESPN e a coordenadora de informática da campanha de Serra. Gosto da ESPN pelas mesmas razões relatadas no artigo, mas a direção de jornalismo deve se posicionar sobre isso, negociar uma licença com ela.

Nenhum comentário: