segunda-feira, 26 de abril de 2010

CICLO DE LEITURA DA AÇÃO DA CIDADANIA

Ciclo Leitura e Ação com Ruy Castro

Ruy Castro é o convidado do Ciclo Leitura em Ação, que acontece nesta terça-feira, dia 27 de abril, às 18h30, no Centro Cultural Ação da Cidadania (RJ), e tem como tema Leituras de futebol: a hora e a vez de ler Garrincha. A entrada é gratuita.

Durante o encontro, o escritor fará a leitura de um trecho de seu livro Estrela Solitária - Um brasileiro chamado Garrincha (Companhia das Letras, 1995), seguida de debate, sorteio de livros autografados e exibição de cenas de gols antológicos do craque, em jogos do Botafogo e da Seleção Brasileira.

O Ciclo Leitura em Ação integra o projeto Espaço de Leitura, criado pela Ação da Cidadania para levar a literatura às camadas mais pobres da população, com a doação de bibliotecas móveis a comunidades do Rio, que funcionam sob a responsabilidade dos integrantes dos comitês locais.

Sob a curadoria da pesquisadora e escritora Suzana Vargas, esta segunda edição do ciclo foi iniciada este mês, com a participação do escritor Zuenir Ventura, e se estende até novembro. Com o objetivo de difundir a literatura brasileira contemporânea e formar novos leitores, os encontros têm como público-alvo as lideranças da Ação da Cidadania e alunos da rede pública de ensino, mas são abertos ao público em geral.

Inserido na atual política de incentivo à leitura da Ação da Cidadania, como forma de inclusão social, o projeto conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio cultural da Oi Futuro.

Sobre Ruy Castro

RUY CASTRO é jornalista e escritor. Começou como repórter no "Correio da Manhã", em 1967, e, a partir daí, trabalhou em todos os grandes veículos da imprensa brasileira. Atualmente é colunista da "Folha de S. Paulo", publicando na página 2 às segundas, quartas, sextas e sábados.

Como escritor, é mais conhecido pelas biografias, como "Carmen - Uma biografia" (sobre Carmen Miranda), "Estrela solitária" (sobre Garrincha) e "O anjo pornográfico" (sobre Nelson Rodrigues), além de livros de reconstituição histórica como "Chega de saudade" (sobre a Bossa Nova), "Ela é carioca" (sobre Ipanema) e "Carnaval no fogo" (sobre o Rio), todos pela Companhia das Letras.

É também o autor do romance "Era no tempo do rei" (Alfaguara), que foi adaptado para uma comédia musical e está em cartaz no Teatro João Caetano, no Rio. Já ganhou três prêmios Jabuti. Tem o título de cidadão benemérito do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
CICLO LEITURA EM AÇÃO

Tema: Leituras de futebol: a hora e a vez de ler Garrincha
Data: 27 de abril de 2010 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – RJ
Telefone: (21) 2233-7460
Entrada franca - 300 lugares
Realização: Ação da Cidadania
Leitura de textos, debate e sorteio de livros autografados, com a presença do escritor e jornalista Ruy Castro. Exibição em um telão de gols do Garrincha, em jogos do Botafogo e da Seleção Brasileira.
Andréa Barreto
Assessoria de Imprensa

Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida
Av. Barão de Tefé nº 75 Saúde Rio de Janeiro RJ Cep 20220-460
Tel.: (21) 2233-7460 / 9883-7542
www.acaodacidadania.com.br


Nenhum comentário: