terça-feira, 5 de maio de 2009

LIVRO DO IPEA: UMA BOA DICA DE LEITURA

Livro:
Sociedade e Economia:
Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento

O IPEA está lançando o livro "Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento", iniciativa de sua Diretoria de Estudos Macroeconômicos (Dimac) e que reúne 23 textos de autores de diversas áreas, de diferentes instituições e com distintas visões sobre o tema.

Ele foi pensado desta forma, visando a produção de conteúdos sobre economia e desenvolvimento com enfoques variados, retomando, no IPEA, "a sua velha tradição de debate amplo sobre as questões do desenvolvimento", como assinala a professora Maria da Conceição Tavares, em texto da quarta-capa do livro.

Organizado pelos economistas João Sicsú e Armando Castelar, professores do Instituto de Economia da UFRJ, o livro aborda a questão do desenvolvimento não apenas como sinônimo de "crescimento econômico", mas, sim, como um conjunto mais amplo de políticas públicas e estratégias voltadas para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Ou seja, propugna por um desenvolvimento que não se reduza ao "crescimento econômico". E as propostas de caminhos e meios para este crescimento com desenvolvimento são os mais variados, conforme os autores presentes na obra.

Armando Castelar, já no primeiro capítulo, discute exatamente se o país precisa de uma estratégia de desenvolvimento. No capítulo seguinte, João Sicsú, diretor da Dimac/IPEA, propõe-se a debater como se dá a construção de uma estratégia de desenvolvimento. O ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso aborda uma estratégia de "economia criativa". E as estratégias de desenvolvimento estão também no foco do texto assinado por outro ex-ministro, Antonio Delfim Netto, em co-autoria com o economista e professor Akihiro Ikeda.

Os capítulos seguintes norteiam-se nesta direção das estratégias de desenvolvimento, enfocando questões como finanças públicas, educação, comunicações, demandas da sociedade e dos movimentos sociais, e são assinados por autores como Fernando Cardim, Julio Lopez, Amir Khair, Josué Gomes da Silva, Roberto Fendt, Samuel Pessoa, Eli Diniz, Raphael de Almeida Magalhães (ex-ministro da Previdência), Maílson da Nóbrega (também ex-ministro), Marcos Dantas, David Kupfer, mais pesquisadores do Ibase, entre outros.

O objetivo da obra, portanto, é não somente discutir crescimento econômico com desenvolvimento, mas abordar temas áridos e complexos em uma linguagem acessível ao grande público. Não há dúvidas de que o Brasil precisa de uma estratégia de crescimento e desenvolvimento. O País precisa ingressar em uma rota irreversível de crescimento com desenvolvimento. Contudo, uma estratégia de desenvolvimento bem sucedida não será obra de gabinete; ela será o resultado de debates e sonhos que envolvam atores sociais.

E este é o objetivo da obra. Este não é um livro voltado apenas para os estudiosos da temática do crescimento e do desenvolvimento. É um livro voltado para todos os sonhadores de um Brasil desenvolvido e feliz.

Resumo: Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento Organizadores: João Sicsú e Armando Castelar. Prefácio: Marcio Pochmann, presidente do IPEA 250 págs. Publicação: IPEA

Nenhum comentário: