terça-feira, 7 de abril de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BAIRROS DO RIO

Este blog prossegue a publicação, por ordem alfabética, do resumo da história dos 159 bairros existentes na cidade do Rio de Janeiro, segundo levantamento realizado pelo Instituto Pereira Passos, vinculado à Prefeitura do Rio e à Secretaria Municipal de Urbanismo. Desta vez são os bairros do Andaraí, Barros Filho e Benfica.

Andaraí

O nome do bairro do Andaraí pode ter procedência no antigo nome do rio Joana, que se chamava ANDARA-HY AÇU, ou “rio Grande dos Morcegos”, ou no Pico do Andaraí, cuja tradução do tupi para o português seria “empinado para cima”.

Inicialmente, eram as vastas terras dos jesuítas, denominadas de Andaraí Grande e lá pelo século XIX parte dessas terras teriam sido adquiridas por um juiz, tornando-se um grande latifúndio. Mais tarde vieram as chácaras e depois as vilas de casas populares, ainda hoje muito freqüentes, que abrigavam os operários das fábricas que lá pelos anos 1890 passaram a ser comuns no bairro. Depois, lentamente essas fábricas foram sendo desativadas.

Os primeiros registros de loteamentos regulares na área são de 1917, em torno das ruas Leopoldo e Barão de Mesquita, consolidando-se desde esses tempos o Andaraí como um bairro residencial. O RioCidade beneficiou recentemente o entorno da rua Barão de Mesquita na sua parte da Andaraí, levando melhorias às calçadas, novos estacionamentos, criação de novas baias de ônibus, entre outros aportes. Nele foi construído o Iguatemi Shopping, na divisa com Vila Isabel, inaugurado em 1996.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Barros Filho

Toda a região que pertencia a freguesia de Irajá era ocupada por grandes fazendas, como a Botafogo e a do Engenho Boa Esperança (do século XVIII). A família Costa Barros era proprietária desses latifúndios. O pai passou toda a área para seu herdeiro, Barros Filho. Com a construção da linha auxiliar, entre os anos de 1892 e 1898, nela foi instalada a estação Barros Filho, que deu nome ao Bairro. É atravessado pela avenida Brasil, abrange o Distrito Industrial da Fazenda Botafogo e diversas comunidades.

Nota: A denominação, delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Benfica
A região original era composta de alagadiços que se estendiam da Baía de Guanabara até a região da Praia Pequena. Por ela passava a Estrada Real de Santa Cruz, vinda do Largo da Cancela, em São Cristóvão, e que corresponde às atuais Ruas São Luiz Gonzaga e Avenida Dom Hélder Câmara (Suburbana). A principal via local era a Rua da Alegria (atual Prefeito Olímpio de Melo), que seguia até o Caju. No Largo do Pedregulho fica a “Fonte da Medusa”, também chamada de “Bicão”, confeccionada em ferro fundido, com base na escultura do artista francês Henri Frédéric. No trecho da Estrada Real correspondente à Rua São Luis Gonzaga, as pessoas paravam para dar água aos cavalos.

Um dos marcos do bairro é o Hospital Central do Exército, adquirido ao Jóquei Club em 1892, com seus três primeiros pavilhões, inaugurados em 1902, e o Pavilhão Central Floriano Peixoto, em 1913. Destacam-se também o Mercado CADEG, que comercializa produtos agrícolas vindos do interior do Estado com 420 lojas e intensa movimentação noturna, e o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes - ou do Pedregulho - projetado pelo arquiteto Afonso Eduardo Reidy e construído em 1947, considerado patrimônio histórico e arquitetônico.

O Bairro abriga o famoso Bar Adônis, o atual pólo de iluminação na “Rua do Lustre” (Senador Bernardo Monteiro), indústrias, conjuntos habitacionais e as comunidades Vila Arará, Herédia de Sá, Mal. Jardim, entre outras.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280 de 23 de agosto de 1985 e Lei Complementar No 17 de 29 de Julho de 1992.

Nenhum comentário: