segunda-feira, 9 de março de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS BAIRROS DO RIO

A partir dessa edição vamos publicar semanalmente por ordem alfabética um resumo da história dos 159 bairros existentes na cidade do Rio de Janeiro, segundo levantamento realizado pelo Instituto Pereira Passos, vinculado à Prefeitura do Rio e à Secretaria Municipal de Urbanismo. Começaremos pelos bairros da Abolição e Acari

Abolição

O nome do bairro da Abolição provavelmente tem sua origem no antigo nome da rua da Abolição, 13 de maio, dia da abolição dos escravos no Brasil. Inicialmente eram as populações ligadas às lavouras e ao comércio desses produtos, sendo o bairro cortado pela antiga Estrada Real de Santa Cruz, hoje Av. Suburbana.

Depois no século XIX vieram algumas fábricas (no vizinho bairro do Engenho de Dentro) e as estradas de ferro, que serviam às localidades mais ao norte, mas que levaram à ocupação lindeira aos trilhos, o que posteriormente se espraiou e alcançou a área atualmente delimitada como o bairro da Abolição.

Os primeiros registros de loteamentos de grandes terrenos junto à rua da Abolição são de 1917 e, em 1930, essa via é aberta como uma Av. Projetada. A partir de 1930, o Estado passa a apoiar a atividade manufatureira, sendo as áreas servidas pelas ferrovias, o entorno próximo, escolhidas para a instalação de muitas delas. De lá para cá o bairro adensou, consolidando-se como um bairro residencial. Parte dele foi atravessado pela via expressa “Linha Amarela”, inaugurada em 1997.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

Acari

O nome do bairro de Acari provavelmente vem do rio Acari (é um tipo de peixe) que corta suas terras e faz divisa com o vizinho bairro Parque Colúmbia. Acari é um bairro da área Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A comunidade foi batizada com o mesmo nome do rio que passa nas proximidades da região, que hoje é chamada de Favela de Acari e que, na verdade, é a junção do Conjunto Amarelinho, construído no final dos anos 50 na beira da Avenida Brasil, e mais quatro localidades: Parque (Proletário) Acari, Vila Rica de Irajá, Coroado e Vila Esperança. O Complexo Acari iniciou seu processo de ocupação no ano de 1946 apresenta um dos maiores índices de pobreza no Estado do Rio de Janeiro.

O bairro confunde-se com a Fazenda Botafogo, conjunto de edifícios habitacionais construídos nos anos 70, nos mesmos moldes da Cidade de Deus, na zona oeste. Faz limite, também, com Coelho Neto. Na área hoje delimitada como bairro de Acari, primeiro era formado pelas grandes fazendas, depois, os engenhos que cultivavam, dentre outros produtos, a cana de açúcar.

A região até o século XIX tinha ocupação predominantemente rural. A partir de 1875, é implantada a estrada de Ferro Rio d’Ouro, por onde corre hoje a linha 2 do metrô, e no entorno da mesma foram surgindo pequenos núcleos urbanos que levaram no início do século XIX a novos loteamentos.

A Vila Nazaré entre a Av. Automóvel Clube e a rua Acuruí data de 1938. Em 1946, é inaugurada a Av. Brasil, que é outra divisa do atual bairro de Acari, levando à implantação de muitas indústrias e a um adensamento junto à nova via. Ocupações informais têm lugar, e hoje parte do bairro é constituído pelas favelas de Parque Acari, Vila Rica de Irajá e Vila Esperança.

Com a implantação da Linha 2 do Metrô, ganhou a estação Acari-Fazenda Botafogo. Nele foi construído o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, conhecido como Hospital de Acari, o segundo maior do município.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.

2 comentários:

Unknown disse...

Flávio,
Muito bom. Gostaria que você contasse a história do bairro de Inhaúma, bairro onde nasci, não sei muita coisa de lá.
Bjs. Fafá

André Barros disse...

Sensacional Flávio. A fazenda Botafogo também era da família que tinha um galeão português chamado Botafogo? Esta família recebeu várias terras, inclusive o bairro que deu o nome ao time mais importante da história do futebol brasileiro: BOTAFOGO.
ANDRÉ BARROS