segunda-feira, 9 de março de 2009

PALOCCI,,CANDIDATO DO LULA EM SP?

Dirigente petista acha Palocci a última alternativa, para o PT disputar o governo do Estado de São Paulo

Para Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT, o ex-ministro da Fazenda e deputado federal Antonio Palocci (PT-SP) é a última alternativa que o PT deveria lembrar, para ser candidato ao governo de São Paulo em 2010.

- Em 2010 travaremos uma disputa eleitoral e uma disputa de projetos, tanto nacionalmente quanto nos estados. O Estado de São Paulo é decisivo nesta disputa, seja pelo tamanho do eleitorado, seja por ser um “bunker” tucano, portanto, precisamos lançar, em São Paulo, uma candidatura com a maior força eleitoral possível, com o menor número de problemas possível, com maior força na militância que for possível e, principalmente, o mais anti-tucano que for possível - argumenta Pomar.

O dirigente petista enumera essas quatro variáveis, para afirmar que Palocci é a última das melhores alternativas: "não tem a maior força eleitoral (nunca foi candidato ao senado, nem ao governo, nem teve um desempenho crescente para deputado), tem muitos problemas (que serão fartamente utilizados contra nós, com ou sem decisão favorável do STF), não é especialmente forte na militância e, por último mas mais importante, é o mais tucano dos petistas".

Segundo ele, ”alguns acham que este caráter tucano do Palocci é uma vantagem. Apresentaríamos em São Paulo um candidato para disputar o lado de lá, para confundir e penetrar no eleitorado deles. Eu penso que este excesso de esperteza apenas confundirá o lado de cá” retruca lembrando o perfil político do governador José Serra (SP), provável candidato tucano à Presidência da República.

- Até porque --é bom lembrar-- os tucanos lançarão, em 2010, para presidente, alguém que esperta e oportunisticamente critica os juros altos desde o governo FHC até hoje. Só nos falta ter, a governador de São Paulo, alguém que pode se considerar ou se posicionar ou ser visto como ideologicamente à direita do Serra. – ironiza Pomar.

Sobre a suposta manifestação de apoio do presidente Lula a uma eventual candidatura Palocci, Pomar faz a seguinte indagação:

- Mercadante (senador Aloísio Mercadante ) foi candidato em 2006, porque venceu Marta (Suplicy) nas prévias. Venceu Marta nas prévias, em parte graças ao apoio de Lula. Considerando tudo o que aconteceu na campanha para governador em 2006, pergunto: Lula apoiou a pessoa certa?

Nenhum comentário: