terça-feira, 24 de março de 2009

DEU HOJE NA FOLHA DE SÃO PAULO

Para Lula, perdoar Delúbio agora seria "erro político"

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

"Nos últimos meses, petistas amigos de Delúbio levaram a Lula relatos de que o ex-tesoureiro se considera injustiçado. Reclama que teria pago um preço alto demais. Lula rebate, dizendo que o mensalão quase acabou com seu governo: poderia ter resultado em impeachment ou inviabilizado sua reeleição em 2006."

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse reservadamente a dirigentes nacionais do PT ser contra anistia ao ex-tesoureiro Delúbio Soares antes da decisão final do processo do mensalão que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

Num cenário bastante otimista, o processo deverá ser julgado até o final de 2010. A tendência é que demore mais, provavelmente 2011.

Em carta ao PT, o ex-tesoureiro pediu que o Diretório Nacional examine a anistia na sua reunião de maio. Em conversa reservada, Lula disse que perdoar Delúbio agora seria "um erro político".

Nas palavras de um auxiliar direto, o presidente avalia que a anistia só traria "problemas" ao governo, ao PT e à eventual candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O presidente considera que o projeto presidencial de Dilma está avançando positivamente, de acordo com o desejo de Lula. Para um ministro, o eventual perdão a Delúbio geraria uma "agenda negativa". Atrapalharia Dilma e daria discurso à oposição num momento em que o governo enfrenta os efeitos de uma grave crise econômica.

Nos últimos meses, petistas amigos de Delúbio levaram a Lula relatos de que o ex-tesoureiro se considera injustiçado. Reclama que teria pago um preço alto demais. Lula rebate, dizendo que o mensalão quase acabou com seu governo: poderia ter resultado em impeachment ou inviabilizado sua reeleição em 2006.

Lula tem lembrado que adotou um discurso público favorável aos petistas que caíram em desgraça ao dizer que aguarda uma decisão final da Justiça antes de prejulgá-los. O presidente se limita a dizer que cometeram erros e evita atacá-los publicamente.

Uma eventual anistia derrubaria o discurso de Lula de que ele espera decisão do Supremo sobre o mensalão. Uma anistia agora passaria a imagem, diz um ministro, de que o PT perdoou a prática de corrupção.

Na avaliação do presidente, o PT deveria responder oficialmente a Delúbio que aguardará a decisão do STF para examinar anistia. Reservadamente, Lula acredita que dificilmente ele será absolvido. Delúbio é acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha.

O mensalão foi o escândalo mais grave do governo Lula. Em entrevista à Folha em 2005, o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), revelou que Delúbio operava um esquema ilegal de arrecadação de recursos para pagar apoio político a congressistas do PT e partidos aliados.

Comentário do Blog

A posição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito do debate sobre o retorno de Delúbio Soares ao PT, coincide com a manifestada por este blog há algumas postagens atrás. Segundo alguns dirigentes do partido consultados, a matéria de Kennedy Alencar traduz literalmente a posição do presidente sobre o tema.

Afinal de contas, além do seu reconhecido - até por seus adversários - faro e realismo políticos, Lula, na condição de principal eleitor da ministra Dilma Roussef na sua provável jornada rumo à Presidência da República, sabe que deve limitar ao máximo o estoque de munição dos adversários.

De resto, o sentimento de Lula em relação à crise de 2005, na qual Delúbio esteve no epicentro, está bem marcado por uma passagem da matéria, que o editor deste blog destacou na abertura desta postagem.



Nenhum comentário: