terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A OFENSIVA ELEITOREIRA DE ISRAEL EM GAZA

Trecho de matéria publicada hoje no jornal O Globo

"...Analistas acreditam que a negativa israelense em discutir trégua tem razão política. Às vésperas das eleições previstas para 10 de fevereiro, outdoors de Livni (Tzipi Livni, ministra do Exterior de Israel) e do ministro da Defesa, Ehud Barak, foram espalhados na região sob fogo do Hamas.
- Saír de Gaza sem atingir objetivos concretos pode acabar com as chances de livni e Barak nas eleições. Além disso, o Exército está determinado a vencer para a pagar o fiasco no Líbano, há dois anos - avalior o analista político Amit Segal, do Canal 10."

Este blog em edição anterior havia destacado esse aspecto do conflito, que se refere ao favoritismo nas pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições gerais, do Likud, o mais influente partido de oposição de direita ao governo atual, que tem no ex-primeiro ministro de Israel, Benjamim Nietanyahu, o seu principal líder, que almeja fazer maioria parlamentar, para voltar ao antigo posto. O gabinete atual é resultado da coligação entre os partidos Kadima, liderado pelo primeiro ministro Ehud Olmer, enfraquecido por indícios de envolvimento com corrupção, e pelo Trabalhista, liderado por Barak, que busca recuperar popularidade após o desgaste na ofensiva mal sucedida de invasão do sul do Líbano , em 2006.
Vigilia na Cinelândia
O Comitê de Solidariedade à Luta do Povo Palestino -RJ esta programando para a próxima quinta-feira (dia 08), a partir das 15h, uma Vigília/Ato na Cinelândia (Centro da cidade), para protestar conta a ofensiva Israelense.

Nenhum comentário: