quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008

Proposta de manifesto que circula no Pt carioca

Nós, militantes do PT na cidade do Rio de Janeiro nos manifestamos contrários a movimentação de petistas, divulgada pela imprensa carioca, rumo a ocupação de cargos na futura administração do prefeito eleito Eduardo Paes. Avaliamos que o apoio oficial do PT a essa candidatura no segundo turno, não autoriza a discussão sobre a ocupação de cargos no futuro governo.
Uma das tarefas do PT para sair do buraco em que se encontra, no Rio, é tentar retomar a interlocução com parcela dos setores que apoiaram o candidato Fernando Gabeira, setores esses que até a reforma da previdência, as denúncias do “mensalão” e outros, que, apesar disso tudo, até recentemente acompanhavam o partido. Em cidades com uma forte e influente classe média, como no Rio e em São Paulo, não há espaço de disputa para partido que não possua interface com esse segmento de classe. A recente derrota de Marta Suplicy, na capital paulista, e a desempenho eleitoral de Gabeira, são revelações contundentes.
Na nossa opinião, a presença do PT e de outros partidos do campo democrático e popular, no futuro governo Eduardo Paes, contribui para preconizar uma situação que coloca o partido como linha auxiliar do PMDB, no Estado do Rio, e cristaliza uma divisão do eleitorado carioca, favorável aos futuros projetos político-eleitorais de Gabeira e dos partidos e forças sociais que deram sustentação a sua candidatura, na linha de ter uma forte candidatura ao governo estadual, que ofereça sustentação política no estado a uma candidatura presidencial formada pelo bloco de partidos que fazem oposição ao governo Lula, quando sabemos que uma infinidade de eleitores de Gabeira não só têm simpatia pelo PT e por partidos do campo democrático e popular, como também apoiam a gestão do governo federal.
Nesse sentido, ao invés do debate de bastidores para ocupação de cargos no futuro governo municipal, propomos que o partido se debruce de forma transparente em torno da construção de uma projeto político e de gestão para a cidade do Rio de Janeiro, identifique e mobilize os setores sociais cariocas dispostos a construir coletivamente o referido projeto. Um outro Rio é possível.

Nenhum comentário: