O site Página 13 disponibiliza aos seus leitores o livro Rasgando a Cortina. De autoria de Wladimir Pomar foi publicado em 1991 logo após a queda do Muro de Berlin. Leia a seguir um pequeno trecho do primeiro capítulo do livro:
“O socialismo morreu, a luta de classes findou, o imperialismo sumiu, o sonho acabou. E também tem gente que anuncia o fim da História, com um novo tempo em que o capitalismo será eterno. Só resta perguntar, como um poeta: e agora?
Não será fácil responder. Nas telas coloridas das televisões e dos cinemas o capitalismo aparece com uma roupagem dourada, deslumbrante. A cada dia mostram, casa adentro, a opulência e a riqueza da Europa e do Japão para demonstrar como será o futuro do mundo dominado pelo capital. E, ao contrário, mostram o socialismo pelas filas de Moscou, pelos ciganos maltrapilhos da Romênia e pelas cidades poluídas da antiga Alemanha Democrática. Apresentam o socialismo como uma utopia sem futuro.”
Mais adiante o autor continua:
“Por isso me propus mergulhar na realidade do socialismo na Europa, ver com os próprios olhos o que está ocorrendo. Resgatar seu custoso processo de construção econômica, social e política, os avanços conquistados, questionando a versão de que o socialismo morreu.”
Descarregue aqui a versão completa:
Rasgando a Cortina, por Wladimir Pomar (732,3 KiB, 16 hits)
Nenhum comentário:
Postar um comentário