quinta-feira, 26 de maio de 2011

SEXTA: DIA DE AÇÃO CIDADÃ EM SÃO GONÇALO


AÇÃO DA CIDADANIA PROMOVE O “DIA DA PARTICIPAÇÃO CIDADÔ EM SÃO GONÇALO

A Ação da Cidadania realiza nesta sexta-feira, 27, na comunidade de Ipiiba, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o Dia da Participação Cidadã (DPC), quando serão oferecidos serviços sociais e atividades culturais à população, como parte integrante do projeto Cidadania em Ação.

O evento acontece de 9h às 17h, na Praça Ipiiba, e conta com a parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Izabel e do Comitê Creche Comunitária das Mães Trabalhadoras, integrante da rede da Ação da Cidadania, entre outras instituições.

Neste dia, os moradores da região poderão se inscrever no Cadastro Único do governo federal, nos programas Bolsa Família e Pro Jovem Adolescente, e em cursos de corte e costura, artesanato, confecção de móveis com garrafa pet, dança de salão e ginástica. Os cursos são oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o objetivo de gerar emprego e renda e promover a socialização da comunidade.

Uma equipe de técnicos do CRAS dará instruções sobre os critérios de inclusão nos programas sociais governamentais e os requisitos para obter a isenção de taxa para 2ª via de documentos junto ao DETRAN, tais como certidões de nascimento, casamento e óbito, além da carteira de identidade. A orientação abrange ainda o direito aos acompanhamentos clínicos em diversas especialidades, realizados por clínicas médicas particulares conveniadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Serviços de manicure, depilação e corte de cabelo também serão fornecidos gratuitamente. Para o público infantil haverá aplicação de flúor e atividades recreativas, em parceria com o SESC local e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Segundo informações da PNAD 2006/IBGE, há no município de São Gonçalo 46.462 famílias pobres no perfil do Bolsa Família, ou seja, com renda per capita mensal de até R$ 140,00 e filhos com idade máxima de 17 anos. Desse total, 43.308 famílias já são beneficiárias do programa.

Projeto Cidadania em Ação

Criado em 2006, pela Ação da Cidadania, o projeto Cidadania em Ação é financiado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e promove a mobilização popular pela defesa dos direitos dos cidadãos, pelo acompanhamento das políticas públicas sociais e pela inclusão das famílias pobres nos programas de transferência de renda do governo, em especial o Bolsa Família. Como resultado dessa atuação, cerca de 3.000 famílias de municípios da Baixada Fluminense foram cadastradas no programa, por indicação da Ação da Cidadania, sendo que 20% delas já estão recebendo o benefício.

Entre as atividades do projeto está a oficina de capacitação “Agentes Locais de Cidadania”, destinada às lideranças comunitárias que compõem os comitês da instituição no estado do Rio. Ao final do curso, são organizados eventos nas comunidades mais pobres dos municípios, através de uma ação conjunta dos comitês e de instituições locais, batizados de “Dia da Participação Cidadã, além de seminários, palestras e atos públicos.

Para facilitar a organização, foram criados cinco pólos de atuação da rede da Ação da Cidadania: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Queimados e Belford Roxo, que abrangem municípios próximos. Até o final do semestre, já estão programados eventos de participação cidadã em diversas comunidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados, Rio de Janeiro, Mesquita e Magé, entre outros.

Andréa Barreto

Assessoria de Imprensa
Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida

Av. Barão de Tefé, 75 Saúde Rio de Janeiro RJ 20220-460

Tel.: (21) 2233-7460 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2233-7460 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (21) 2233-7460 begin_of_the_skype_highlighting (21) 2233-7460 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting / 2253-8177

Cel.: (21) 9883-7542 begin_of_the_skype_highlighting (21) 9883-7542 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (21) 9883-7542 begin_of_the_skype_highlighting (21) 9883-7542 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting / 8464-4265

www.acaodacidadania.com.br

Nenhum comentário: