quarta-feira, 18 de maio de 2011

O DEPUTADO ALDO REBELO E O CÓDIGO FLORESTAL

Mefisto

Por Luiz Carlos Azedo
Com Leonardo Santos

terça-feira, 17 de maio de 2011


O Palácio do Planalto iniciou um movimento para atrair o relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O Executivo — que é contra a anistia aos desmatadores e defende a reserva legal — quer o apoio de Rebelo nessas questões. A cúpula do PCdoB também pressiona o parlamentar. Como um Fausto de Goethe, o ex-presidente da Câmara estaria prisioneiro dos acordos com os ruralistas. Agora, seus aliados históricos pretendem resgatá-lo.

A orientação do governo é não deixar o código ser votado nesta semana. A ideia é ganhar tempo para a articulação dos acordos que possam assegurar a aprovação do novo texto nos moldes desejados pelo Planalto. Para isso, é fundamental que o relator aceite as posições defendidas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Por ora, a maior preocupação do Executivo é com a emenda do líder da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que concede anistia a todos os que desmataram ilegalmente até junho de 2008. Essa emenda, entretanto, começa a ser questionada pelos próprios integrantes da oposição que têm compromissos ambientalistas.

Fonte: Blog do Azedo

Nenhum comentário: