terça-feira, 10 de maio de 2011

DENÚNCIA: GESTÃO CRIMINOSA NA SAÚDE DO RIO

Amigos e amigos de amigos,

Como muitos de vocês já estão carecas de saber, sou diabética insulino-dependente e no final de 2007 entrei com um processo na justiça com vistas à receber gratuitamente minhas insulinas e tiras de medição de glicemia. Em 19/03/2008, a Exma. Juiza de Direito, Dra. Simone Lopes da Costa deferiu meu direito e me deu ganho de causa. Palavras dela: "é garantia Constitucional do cidadão receber do Estado ações e serviços destinados ao acesso à saúde, obtendo os medicamentos necessários para tanto (arts. 5o. caput, 6o. e 196 da CF). Tal questão já se encontra pacificada no âmbito do STF e do STJ..."

Alguns dias depois, sem maiores percalços, comecei a receber tudo a que tinha direito.

Com a saída de César Maia e a entrada de Eduardo Paes na prefeitura, porém, o cenário modificou-se e o drama começou: as entregas de minhas insulinas começaram a atrasar e hoje, dia 10/05/2011, alcançaram a marca de 4 meses. Lá se vão quatro meses em que a prefeitura não me fornece os hormônios dos quais preciso para viver. E se vocês estão achando isso um absurdo, saibam que meu caso é fichinha, pois soube, através de uma funcionária da própria secretaria, que há casos em que pessoas não recebem seus medicamentos há 1 ano e meio. Um ano e meio!!!!

O que podemos fazer quanto à isso? O que é que se diz de um governo que deixa em total estado de abandono seu povo doente? Pelamordedeus, a dor, o sofrimento, o medo da morte, o desamparo, isso é o que temos de mais básico, é o que mais nos fragiliza e o que nos caracteriza como humanos. Frequentei durante um bom tempo um hospital municipal, o Rocha Maia, ali em Botafogo - e aqui peço licença para fugir um pouco do motivo que me levou a escrever essas poucas linhas - e adorava minha endocrinologista, a Dra. Rita, médica atenciosa e competente. Enfim, Dra. Rita, para infelicidade de nós, seus pacientes, se aposentou. Conclusão: o Rocha Maia, hospital municipal que, de acordo com sua página no Google," abrange os bairros de Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Laranjeiras, Leme, Praia Vermelha, Rocinha, São Conrado, Urca, Vidigal, Gávea, Leblon e Horto - esse hospital tem, agora, APENAS UMA ENDOCRINOLOGISTA! Não substituiram a Dra. Rita. Legal, né? As consultas de um diabético, que devem se dar de 3 em 3 meses, ali, se você tiver sorte, pode marcar para daqui a 6, 7 meses. Isso sem falar nos outros tipos de doenças que a Endocrinologia abrange.

Bom, voltando à vaca fria, gostaria que essa cartinha circulasse por aí. Não aguento mais esse descaso. Se eu ainda posso escrever, reclamar, gritar, usar essa rede, o que faz uma pessoa sem recursos, ignorante e perdida, que precisa de medicamentos para não morrer e cujo governo não respeita seus deveres? Morre assim, simplesmente? A quem recorre esse povo que nem sabe que tem o direito à indignação e que se comporta qual boi no pasto, ruminando sua dor e esperando que chova pro capim crescer e ele poder se alimentar?

É o fim da picada que todas as atenções se voltem para o futebol e as olimpíadas e que se esqueçam que existe uma população que está doente, que tem DOR, e que continua, enquanto pode, esperando seus medicamentos garantidos por lei!!!!!! Nem o maluco beleza do César Maia chegou tão longe. Fornecer medicamentos à doentes crônicos não é favor, é obrigação!!!! Hans Dohmann, nosso Secretário da Saúde, é um criminoso, mesmo que involuntário (?) - e isso está escrito na Carta Magna, não sou eu quem está inventando, não.

O que é preciso para que a lei se cumpra, cacete? Sonia Nunes

Nenhum comentário: