segunda-feira, 11 de abril de 2011

GOVERNO CEDE À ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

Informe do Dia: Casas populares não serão construídas em terreno do Presídio Frei Caneca

POR FERNANDO MOLICA

Rio - O governador Sérgio Cabral desistiu de construir habitações populares no terreno do Complexo Penitenciário Frei Caneca, no Estácio (foto). A área, que tem 66 mil metros quadrados, será vendida. No ano passado, quando os presídios foram implodidos, o governo anunciou que, no local, seriam erguidas 2.500 unidades habitacionais financiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
A valorização do terreno foi um dos principais motivos do cancelamento | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
O principal motivo para o cancelamento do projeto foi a valorização do terreno: no início de fevereiro, nove morros da região — entre eles, o São Carlos e o do Zinco, que ficam nos fundos da área — foram ocupados pela Polícia Militar.

Terreno caro

Segundo Cláudio André de Castro, da Sérgio Castro Imóveis, o metro quadrado na área tem um valor aproximado de R$ 1.750. Ou seja, o terreno poderia ser vendido por cerca de R$ 115 milhões. De acordo com ele, a pacificação das favelas fez com que os imóveis da região tivessem uma valorização de até 35%.

Baixa renda

O cancelamento da construção dos apartamentos já foi comunicado à Secretaria Municipal de Habitação que, no ano passado, se interessara pelo projeto. A obra, porém, ficaria sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Habitação. No terreno, seriam construídos imóveis para famílias com renda de até três salários mínimos.

Justificativas

A decisão do governo federal de adiar uma série de investimentos será usada como justificativa para o fim do projeto. O governo do Estado anunciará que fará os prédios em outro bairro. Em 2010, a prefeitura divulgou que moradores removidos dos morros de Santa Teresa receberiam apartamentos na Frei Caneca.

Nenhum comentário: