quarta-feira, 6 de abril de 2011

ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DA CHÁCARA DO CÉU


O abaixo-assinado segue no endereço abaixo.

Apoie a demanda do povo de Santa Teresa que luta para defender o nosso patrimonio. A APA, o micro clima, os corredores ecológicos, os pássaros, os frequentadores da Chácara agradecem.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=museuceu



Aos arquitetos e amigos do movimentos social

O Abaixo Assinado-AA propõe a suspensão do projeto de construção de um novo edificio ao lado (a poucos metros) de um bem tombado, o belíssimo edificio da antiga residencia de Raimundo de Castro Maia, que fica afrontado, perde o seu entorno verde, que é uma das suas melhores características.

Este não é um debate entre arquitetos. Essa é uma discussão que interessa à sociedade e creio que não interessa à sociedade a discussão de detalhes profissionais. Os bens tombados não estão sendo protegidos como prevê a legislação e como quer a sociedade civil e seus representantes, e os moradores e os frequentadores.

Não é o preciosismo arquitetônico que motiva as pessoas a assinarem um AA (177 já o fizeram) e sim o desrespeito e as violações que entendem, por sua propria vivencia estarem acontecendo. O carater perdulario da expansão é acusado pelo proprio arquiteto que quando defendia o seu antigo projeto para o predio ao lado -- o Parque das Ruinas, alegou ele mesmo, fortemente, "que iria garantir a infraestrutura para a Chácara do Ceu!!" (ele mesmo propôs e desenhou a ponte que interliga os dois equipamentos).

Esta é a mesma infraestrutura que agora ele quer duplicar (auditorio, salão de exposições
transitorias, bar panorãmico, loja), mesmo sabendo que o "Parque" é subutilizado e que bastaria uma gestão compartilhada, sem vaidades pessoais e exibicionismo e sem olho grande, para que o uso combinado das instalações permitisse. Lamento se as palavras não são as melhores, mas tenho presenciado as maiores barbaridades sendo feitas pelos orgãos de preservação, concessões com o que não lhes cabe conceder, nem transigir, numa vaga de cumpadrio e irresponsabilidade,
e não só no caso do Hotel Santa Teresa, mas também no do Maracanã, Estadio de Remo, Marina da Gloria 2011, etc). No caso do Maracanã, a obra vai passar de 1 bilhão!!

A experiencia como dirigente do movimento social e comunitario em um bairro de moradores
altamente aculturados e politizados me permitiu uma experiencia especial e que não é possivel renegar.

A proposito enviamos carta ao IPHAN em 2006, denunciando a manobra, a mamata do projeto sem concurso público, que permitisse aos cariocas e aos brasileiros questionar a proposta de expansão, etc, encaminhamos varias propostas alternativas fizemos reuniões com o IPHAN, o IBRAM, com a direção da Chácara, etc... Trataram cinicamente o povo e suas reivindicações,
com a empafia típica de alguns "gestores culturais" que acham que sabem mais que os outros.

Isso para não falar em todas as outras críticas culturais e ambientais (cerca de mil m2
de arboricidio), o custo da constução e manutenção de um elevador em plano inclinado em um Museu, um dos poucos que permite o acesso sobre rodas a soleira da porta de entrada por uma estradinha bucólica cercada dos jardins do Burle Marx, e . Pretextos e as mentiras que se seguem, para fazer coisa errada, sempre estiveram na moda (não é só Bush, Obam, etc que os usam para bombardear arabes, mas servem também para a Copa 2014 e as Olimpiadas encobrirem todas as irregularidades)

Mentes comprometidas usam argumentos falsos que tentam nos colocar como idiotas.
Quando se faz vista grossa para esta serie de "impropriedades" (if you will) estamos virando as costas para a sociedade.

A ignorancia está mais presente entre nós do que se imagina. Fazer pouco dos outros usando falsos argumentos é uma forma de ignorancia. Desconhecer as soluções alternativas e não procurar reduzir custos e aumentar a eficiencia é uma forma de ignorancia.

Priorizar uma visão intramuros, prejudicando a otimização de recursos públicos e uma
concepção urbanística mais abrangente também é uma forma de ignorancia.

Abater mil m2 de ávores em uma APA é uma ignorancia.

Quanto a ganancia por poder, prestigio e dinheiro, sinceramente, trabalho em governos e
para governos há mais de 40 anos e nunca vivi situação mais decadente.

Abraço do Paulo Saad - Presidente da AMAST-Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa


Seguem fotos que ilustram o abaixo-assinado

Primeira foto: Ponte que conecta os dois equipamentos (Chácara do Ceu e Parque das Ruínas)
que parece não ser suficiente para otimizar o uso dos equipamentos, devido a incapacidade crônica dos "gestores culturais" de efetivarem uma gestão compartilhada
(mesmo estando a Prefeitura e o governo federal em "namoro firme")

Segunda foto: Vista do bar panorãmico do Parque das Ruínas desde a entrada da Chácara do Ceu


Terceira foto: Chegada da estradinha de acesso a entrada principal do Museu (nivel da soleira).
Nunca na historia deste país foi tão facil para um idoso ou cadeirante entrar em um Museu!
Ainda assim a defesa da construção do elevador em plano inclinado diz que trata-se de
solução para que os deficientes tenham acesso ao Museu ??!! (realmente...)

Quarta-Foto:Vista da massa arborea que emoldura a Rua Dias de barros e a Pracinha do Curvelo e que será abatida para dar espaço ao plano inclinado e ao novo edificio. Ao lado o belíssimo casarão vizinho e adjacente, que foi sugerido como uma das opções para a locação da "reserva tecnica" da Chácara, onde teria vivido Nise da Silveira.

Nenhum comentário: