domingo, 27 de março de 2011

LULA APÓIA A POSIÇÃO DO BRASIL SOBRE O IRÃ NO CONSELHO DOS DIREITO HUMANOS DA ONU


Lula defende mudança de posição brasileira sobre regime iraniano

LUCAS FERRAZ – FOLHA SP

ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o voto do Brasil contra o Irã no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o primeiro em oito anos.

“Achei importante. Veja bem: votar para que haja fiscalização, o Brasil votou corretamente”, disse à Folha.

Indagado sobre o motivo de o Brasil não ter se posicionado contra o Irã antes, durante o seu governo, ele respondeu: “Porque não houve votação, a votação só foi agora. Por que você não fez essa pergunta antes? Porque só pode fazer agora”.
Aliado do presidente Mahmoud Ahmadinejad, o governo Lula (2003-10) sempre evitou condenar o Irã. A única vez em que Lula ficou contra o país foi em seu primeiro ano de governo.

O ex-chanceler Celso Amorim, responsável pela política externa da era Lula, disse à Folha, anteontem, que não apoiaria a resolução aprovada se estivesse no governo.
No passado, o governo brasileiro teve várias oportunidades de votar em organismos internacionais contra o autoritário regime do Irã, mas nunca o fez: o país absteve-se de condenar, na Assembleia Geral da ONU, punições do país contra seu povo, como enforcamentos em praças públicas e o apedrejamento a que foi sentenciada Sakineh Ashtiani.

A presidente Dilma Rousseff, que já marcou diferença na área de direitos humanos, criticou o governo iraniano por causa do caso Sakineh.

LÍBIA
Lula esteve ontem em Montevidéu, onde foi o orador e principal convidado da festa de 40 anos do Frente Ampla, grupo de esquerda integrado pelo presidente do Uruguai, José Pepe Mujica.
O ex-presidente, que admitiu “dificuldade para desencarnar da Presidência”, criticou o ditador líbio Muammar Gaddafi, de quem seu governo foi próximo. Mas também condenou os ataques das forças aliadas.

“Gaddafi está errado em praticar a violência que praticou contra os rebeldes, mas os americanos e franceses estão equivocados ao fazer os ataques que estão fazendo. Quem está morrendo são os civis”, disse ele

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo 100% com o Lula!
Regina Almeida