sexta-feira, 4 de março de 2011

DICAS DE BLOCOS A CONFERIR NO CARNAVAL

DESTAQUES: Sábado: Desfile do Cordão do Bola Preta. O mais antigo e tradicional Bloco do Carnaval do Rio, sai num trio-elétrico pelas ruas do Centro puxado por banda com instrumentos de sopro e um repertório de sambas e marchinhas de carnaval. Participam do desfile a madrinha, Maria Rita, a porta-estandarte, Leandra Leal, o intérprete Neguinho da Beija-flor, a rainha Flavia Lopes e as princesas Andrea Aggata e Luciana Caramelo. No último carnaval o bloco reuniu cerca de um milhão de pessoas pela Avenida Rio Branco, uma marca histórica.Cinelândia ao lado Teatro Municipal – Centro - 08h (concentração) – Desfila pela Av. Rio Branco.

Sexta-Feira: Bloco das Carmelitas em Santa Teresa. Conta a lenda que o nome do bloco surgiu a partir do momento em que uma freira da ordem carmelita ao ver passar um bloco, pulou do muro do convento e foi brincar carnaval. Em homenagem a tal acontecimento muitos dos seus foliões, homens e mulheres, usam o véu da órdem religiosa. Coisas da tribo de Santa Teresa. É um dos blocos mais animados do carnaval carioca. Concentração: Bar do Serginho. Rua Dias de Barros com Ladeira de Santa Teresa - 14h, e desfila até o Largo do Guimarães.

Sexta-Feira: Embaixadores da Folia. Os foliões saem fantasiados jogando confete e serpentina e cantando marchinhas, sambas tradicionais e sambas-enredo. O desfile vai até a Lapa. O presidente do bloco, Cláudio Cruz, informa que a camiseta pode ser comprada com antecedência no Botequim Vaca Atolada, na Lapa. Av. Rio Branco, na altura da Praça Mauá (Centro) - 17h (concentração), 20h (desfile).

Sexta-Feira: Bloco Fala Puto que Eu te Escuto nas ruas nessa sexta-feira E nesse bloco a mulherada não só é destaque de carnaval: elas rodam a baiana e botam a boca no trombone! Traga seu tamborim, cuíca, corneta, caixa de fósforos, panela... . Este é o segundo ano que comunicadores populares e profissionais botam o bloco na rua - pulam, gritam, pintam e bordam pelo direito à comunicação. Local: Na Cinelândia, na esquina do Odeon, Centro do Rio, 19h.

Sexta-Feira: O Bloco "Eu sou eu jacaré é bicho d'água" promove seu tradicional "Baile à fantasia", a partir das 17h30 em sua quadra a céu aberto, na esquina das Ruas Visconde de Abaeté, comTorres Homem, em Vila Isabel. Neste carnaval completamos 11 anos prestando homenagem ao compositor Nelson Sargento. A festa terá uma baile infantil das 17h30 às 20h00 com professores, animando a garotada ao som de marchinhas. A partir das 20h00 terá
início a batalha de confetes animada por uma grande roda de samba com Luciano Macedo e grupo Cavíuna. com Pedro Hugo e Patrícia Ferrer como convidados.

Sábado: Céu na Terra. O bloco desfila acusticamente num bondinho pelas ruas de Santa Teresa com sopros diversos, trompetes, trombones, saxes, tuba e instrumentos de percussão. Tem ainda bonecos gigantes, estandarte, pernas de pau e afins.Praça Odylo Costa Neto (perto do Bar do Gomez) – 6h (concentração).

Sábado: O Cordão do Prata Preta presta uma justa homenagem ao capoeirista Horácio José da Silva, o Prata Preta e a todos os moradores que participaram das “mazorcas” de novembro de 1904, a Revolta da Vacina. Tem por objetivo promover uma maior integração comunitária na região da Zona Portuária e promover o resgate da memória local. Rua Sacadura Cabral, 375 – Saúde – 16h (concentração) e 18h (desfile)

Sábado: Desfile do Bloco dos Barbas. Um dos mais tradicionais blocos da cidade, tem entre os seus principais fundadores o jornalista Nelson Rodrigues Filho, o Velho. Um dos responsáveis pela retomada do carnaval de rua da zona sul do Rio de Janeiro, foi o que pela primeira vez introduziu o banho de carro pipa no desfile, para refrescar os foliões. Outra novidade, desfila com dois sambas. Seus desfiles são muito animados e reúne a velha guarda do carnaval da zona sul carioca. Concentra na Rua Assis Bueno com Arnaldo Quintela - Botafogo - 16h

Domingo: Bloco do Boitatá. O Cordão do Boitatá promove um grande baile popular na Praça XV, com marchinhas, maxixes e frevos ao som de uma orquestra de saxes, flautins e trombones. A característica do bloco é o folião fantasiado. Quem quiser ver o bloco desfilar tem que acordar cedo. Praça 15 – Centro - 08h

Domingo: Bloco do Boitolo busca resgatar a antiga tradição de desfile de blocos de rua, com um mínimo de interferência do poder público. Mas que um bloco é uma bandeira de resistência ao excesso de ordanemanto do carnaval e promove eventos o ano inteiro. Este ano sai as 12h, na Pça XV, na Rua do Mercado, em frente ao prédio da Bolsa de Valores, próximo a estação das barcas.

Domingo: Bloco Laranjada desfilará domingo ao meio-dia, o esquenta começa às 10h. Ele desfila pelas ruas de Laranjeiras, fazendo a volta na Rua Prof. Ortiz Monteiro. A concentração é na Praça Gal. Glicério.

Domingo: Desfile do Bloco Simpatia é Quase Amor. O Bloco, que a partir da Banda de Ipanema e do Clube do Samba, e junto com o Barbas, foi também um dos principais responsáveis pela retomada dos cortejos carnavalescos da zona sul carioca, já virou cartão postal da folia de rua do Rio e dispensa comentários e apresentações. A cada ano arrasta multidões de foliões. Concentra às 15h, na Praça General Osório em Ipanema

Domingo: Bafo da Onça. O tradicional Bafo da Onça desfila com bateria composta por 100 ritmistas mulheres, promete incendiar a Av. Rio Branco. Concentra na Av. Rio Branco (esquina com Av. Presidente Vargas) – 20h

Domingo: O Bloco Cacique de Ramos, fundado por bambas do samba como Bira e Ubirany, integrantes do Grupo Fundo de Quintal, desfila no Centro do Rio, com seus tradicionais solavancos. Os integrantes saem fantasiados de índios com suas tinturas e gritos de guerra. Concentra na Av. Rio Branco com Presidente Vargas (Centro) – 21h. O Bloco sai também na segunda e na terça-feira, do mesmo local, a partir das 21h. Mas na verdade sai bem mais tarde, segundo o meu amigo Paulino, que há cinco anos acompanha o desfile.

Segunda-Feira: Desfile do Bloco de Segunda. Outro bloco que é resultado deste processo de retomada do carnaval de rua da zona sul do Rio de Janeiro, desencadeado pelo Simpatia e pelo Barbas. Tem como marca a irreverência, tanto é que o seu enredo este ano é "Elas Querem é Poder", em referência, é claro, com a ascensão das mulheres na política nacional, a partir da eleição da primeira mulher à Presidência da República. Concentra às 15h na Cobal de Botafogo. Na foto ao lado, editor deste blog tirando onda de mestre sala do Bloco de Segunda.

Segunda-Feira: Rancho Flor do Sereno. O Flor do Sereno tem como mentor o compositor Elton Medeiros e é comandado pelo Alfredinho do Bip Bip. Seu objetivo é reviver a tradição dos Ranchos do início do século e resgatar o repertório dos antigos carnavais. Av. Atlântica (esquina com a Rua Sá Ferreira) – 19h

Terça-Feira: Bloco das Carmelitas em Santa Teresa, segundo desfile. Desta vez as Carmelitas acordam cedo. O que não faz muito o estilo do tradicional morador do bairro, boêmio até a medula. É uma defesa ao gigantismo que alcançou o bloco. Faz o caminho inverso da sexta de carnaval. Concentra no Largo dos Guimarães, às 9h, e desfila até o Bar do Sérginho, que fica ao lado do Parque das ruínas.

Terça-Feira: Orquestra Voadora.Toca desde marchinhas, sambas, rock, trilhas sonoras de filmes e desenhos. Desfila do MAM até o anfiteatro do Parque do Flamengo.
No coreto do Parque do Flamengo, na altura da Rua Silveira Martins, desfila até o Museu de Arte Moderna (atrás) – 15h (concentração).


Terça-Feira: Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo. Bloco etílico-carnavalesco, de amigos queridos como o Lula, Benjamim, Irany, Carla, Zé Carlos ... As cores oficiais - como destaca o site do Bafafá - são a “branquinha” e a “amarelinha”. Concentra na Rua Bento Lisboa com o Largo do Machado e desfila pelas ruas Tavares de Lira, do Catete e retornando ao Largo do Machado. Adega Portugalia – Largo do Machado – 15h51 (concentração) e 18h (desfile)

Terça-Feira.O Meu Bem Volto Já, comandado pelo folião carioca-argentino-portenho?-platense? sei lá, Jorgito Sapia, desfila no bairro do Leme com uma animação que levanta qualquer folião, mesmo cansado da maratona carnavalesca dos dias anteriores. Concentração na Av. Princesa Isabel esquina com Barata Ribeiro - 14h (concentração), 16h (desfile).

Terça-Feira: Bloco do Clube do Samba homenageia Centenário da Vó Maria. Onde tudo isso que estamos assistindo e participando de cortejos carnavalescos recomeçou. Fundado pelo saudoso João Nogueira e outros sambistas e compositores como Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, cantoras, como a divina Eliseth Cardoso, Clara Nunes, Beth Carvalho e Gisa Nogueira, e intelectuais, como o jornalista Sérgio Cabral, o bloco que antes desfilava as sexta e terças-feiras de carnaval na Av. Rio Branco, há vários anos mudou de enderço e desfila na Av. Atlântica, em Copacabana. Neste ano homenageia o centenário de Vó Maria, ex-companheira de Donga, autor de "Pelo Telefone" que é considerado o primeiro samba composto, não sem controvérisas, é claro. Concentração: Av. Atlântica esq. com Santa Clara (Copacabana) - 15h (concentração), 17h (desfile).

Caro (a) leitor (a)
Esses blocos destacados são aqueles que o editor deste blog comumente desfila, ou já desfilou ao menos uma vez - ou ficou parado, seja em função do teor etílico, seja porque tem bloco que concentra mas não sai - conhece ou tem boas referências. Outros blocos, da mesma forma bastante interessantes, os seus organizadores e o próprio editor deste blog, preferem que não haja divulgação para evitar a superlotação, como há anos ocorre no carnaval de rua carioca. Em virtude da variedade de opções de blocos que desfilarão nestes quatro dias de carnaval, são quase 500, entre os registrados ou não na prefeitura, este blog sugere a consulta a alguns sites onde o folião encontrará a programação completa de blocos de rua do carnaval 2011:
Bafafá , blocos de rua e agenda do samba & choro

E mais

Sexta-Feira: Baile de Carnaval do Sintcon com Nina Rosa e Orquestra Vermelha. Olá, amigos na sexta-feira de carnaval teremos o baile do Sintcon, com Nina Rosa e a Orquestra Vermelha, esperamos todos lá! Localização. Cine Virtual - Rua da Lapa, 197 - próximo a ACM. Das 18h às 22h:30m. (Enviado por Flávio Aniceto)

Sexta-Feira: Samba de Lei na "Pedra do Sal, Grátis!, com "Thiago Torres e Grupo SAMBA DE LEI" (Antigo Samba da Ladeira da Lapa).Rua Argemiro Bulcão, Largo João da Baiana/ao lado da Cedae da rua Sacadura Cabral. (Perto do Largo São Francisco da Prainha, onde acontece o "Escravos da Mau

Sexta-Feira: Encontro de Sambistas do Rio, São Paulo e Minas, no Trapiche, no sábado Galocantô. Nesta sexta, o samba comandado por Eduardo Gallotti e o grupo Centelha será especial. Sambistas de São Paulo e Minas Gerais marcarão presença animando ainda mais a roda de samba. É uma boa pedida para quem estiver cansado de marchinhas e quiser ouvir sambas carnavalescos e de enredo. Além de seu vasto repertório, Eduardo Gallotti está cantando cada vez melhor e comanda uma roda como poucos.Ingressos a R$18,00. O Trapiche Gamboa fica na Rua Sacadura Cabral, 155, perto da Praça Mauá. No dia seguinte, o grupo Galocantô faz uma noite especial apenas com sambas-enredo.

Sexta-Feira: Baile de Carnaval da Orquestra Imperial Depois do sucesso da temporada pré-carnavalesca, a Orquestra Imperial fará no próximo dia 04 de março (sexta-feira), no Circo Voador, seu tradicional Baile de Carnaval, com sorteio de brindes a quem for fantasiado e prêmios especiais às melhores e piores maquiagens e fantasias.
Para a farra ficar completa tem Mauricio Valladares/Ronca Ronca antes, no intervalo e depois do baile.Circo Voador (Arcos da Lapa, s/n - Centro - tel: 2533 0354)
Horários: 22h (abertura dos portões) e 23h (Orquestra Imperial). Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada e lista amiga).Lista amiga: enviar nomes para listaamiga@diversaoearte.com até as 16h do do dia do evento.

Sábado: Orquestra Republicana no Clube dos Democráticos. O repertório da Orquestra Republicana vai do samba ao choro, comandado por Marcelo Bernardes, saxofonista de Chico Buarque. No repertório, Pixinguinha, Aldir Blanc, Jackson do Pandeiro, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Zeca Pagodinho, Jacob do Bandolim, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Geraldo Pereira, além de composições próprias. Nos intervalos o DJ Cafú toca MPB, samba, choro e samba-rock.Clube dos Democráticos. Rua Riachuelo, 91 – Lapa – 23h30 – Ingressos: para os 300 primeiros pagantes R$ 25 (homem), R$ 20 (mulher), R$ 18 (estudante) e R$ 36 (inteira). Informações e reservas: 9644-1713 (Fonte: www.bafafa.com.br).

Domingo: Canto Gregoriano do Mosteiro de São Bento. Para lavar a alma carnavalesca, na missa dominical, o tradicional canto gregoriano é executado pelo Coro de Monges do Mosteiro. É um espetáculo bastante concorrido e começa às 10h, por isso é aconselhável chegar com alguma antecedência. O endereço é Rua Dom Gerardo, 68 ou pelo 48 (quem vier a pé) - Centro. A entrada é franca. (Fonte www.bafafa.com.br/)

AMIGOS CHEGADOS COMUNICAM: Em respeito ao nosso público e amigos, informamos que mediante a programação pré- carnavalesca de nossa cidade maravilhosa que realizará o desfile de 35 blocos em Copacabana e adjacências, que prejudicará imensamente o acesso a quadra da GRES. VILLA RICA, será suspensa a realização do evento dos AMIGOS CHEGADOS que voltara dia 13/03 com força total.


Nenhum comentário: