terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RIOTUR IMPEDE BLOCOS DE DESFILAREM

Prefeitura faz corte de 10% na lista de blocos de Carnaval

Riotur alega que quer manter a ordem nos bairros. Grupos protestam

Rio - O corte de quase 10% feito pela Riotur na relação de blocos que vão desfilar no Carnaval de rua deste ano trouxe insatisfação para foliões cariocas e turistas. Agremiações tradicionais como Embaixadores da Folia e Boêmios da Lapa ficaram de fora da lista dos 424 blocos autorizados. No ano passado, eram 465. A prefeitura alega que a redução visa a manter a ordem na cidade.

“Através de um estudo detalhado sobre o impacto desses desfiles nos bairros, principalmente Ipanema, Leblon, Laranjeiras e Santa Teresa, foi verificado que a capacidade de carga de cada bairro para receber os blocos chegou ao limite. O aumento no número poderia prejudicar a qualidade da festa, influenciando na desordem urbana”, explicou o presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira. A maior redução foi na Zona Sul, que agora tem 153 blocos, 20 a menos que em 2010.

Para o presidente da associação Folia Carioca, Ricardo Rabello, que teve três das 19 agremiações que representa vetadas no Carnaval, os critérios da Riotur não convencem: “O Berço do Samba, Boêmia da Lapa e Boca que Fala não foram autorizados com a desculpa de que atrapalhariam o trânsito na Lapa. Sempre desfilamos neste locais e nunca houve problema”.

O presidente da Embaixadores da Folia, Claudio Cruz, disse que a proibição do bloco, que desfila há 10 anos na Avenida Rio Branco, pegou os foliões de surpresa. Ele vai recorrer para tentar colocar a agremiação na rua: “Arrastamos 10 mil pessoas na sexta-feira de Carnaval, sendo 30% só de turistas. O que nos disseram é que foram proibidos desfiles neste dia na Rio Branco”.

Roteiro de blocos tradicionais

FONTE: O DIA ON LINE

Nenhum comentário: