quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AGENDA DO SAMBA & CHORO NO TREM DO SAMBA

Tudo sobre o Trem do Samba sábado na Central do Brasil

Como vocês já estão sabendo, a 15ª edição do Trem do Samba acontecerá em dois dias. No Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, às 19h, Marquinhos de Oswaldo Cruz, compositor e idealizador do evento, recebe a Velha Guarda da Portela, Velha Guarda do Império Serrano, Jongo da Serrinha, Mauro Diniz, Serginho Procópio e Renatinho Partideiro, no palco montado na Estação Central do Brasil. No sábado dia 4 de dezembro, a partir das 11h, acontecerá novo show na Central. Marquinhos receberá Wilson Moreira, Nelson Sargento, além das ilustres Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel e a Bateria do Mestre Faísca. Lembre-se que é tudo grátis.

Três trens sairão da Central em direção a Oswaldo Cruz, um às 13h30, outro às 14h e por fim o de 14h30. Este último é o que terá um vagão da Agenda do Samba & Choro. Para embarcar, ou troque 1Kg de alimento não perecível pela passagem, ou compre-a pelo valor normal de R$2,50.

Em Oswaldo Cruz, três palcos estarão montados para a festa continuar. No palco ao lado da via férrea estão confirmadas as apresentações de Noca da Portela, Delcio Carvalho e o Pagode da Tia Doca. Outro palco da Rua Átila da Silveira será feita uma homenagem ao Cacique de Ramos com Partideiros do Cacique e Sombrinha, além das apresentações de Toninho Gerais, Tia Surica e Zé Luiz do Império. No palco da Praça Paulo da Portela, se apresentarão o grupo Descendo a Serra, Ari do Cavaco, as Velhas Guardas do Império Serrano, Salgueiro, Mangueira e Vila Isabel. Neste palco, Marquinhos de Oswaldo Cruz e a Velha Guarda da Portela darão o grande fecho ao evento.

Mas calma, não vai ter só show em palco. Durante todo o dia acontecerão rodas de samba pelo bairro. Eis a lista oficial das rodas:

Rua Frei Bento com Rua Pinto de Campos - Bloco dos Cachaças


Travessa Blandina / Rua Vicenza Grupo da Analimar


Rua Átila da Silveira - Grupo Autonomia


Adelaide Badajós


Varandão -Rua Carolina Machado – Clube do Samba


Portelinha – Grupo Galeria da Velha Guarda da Portela


Rua Carolina Machado com Rua Professor Josias Mazoti


Rua João Vicente com Rua Pereira de Figueiredo


Carvoaria- Praça Adelaide Bandeira


Associação dos Conjuntos ao lado da Estação de Oswaldo Cruz


Vera Caju – Rua Engenheiro José Carvalho – Parados na Ponte


Rua Fernandes Marinho


Rua Pirapora


Rua Beto Portela – Pagode do Gil

Mas não se esquente muito com a programação. O legal é ficar batendo perna, passeando, encontrando os amigos e parando para cantar samba onde estiver mais animado.

E tem mais! Às 15h acontece o Bloco do Partido Alto. Marquinhos de Oswaldo Cruz, Gabrielzinho do Irajá, Renatinho Partideiro e o Bloco Cacique de Ramos desfilarão da Rua Carolina Machado (esquina com Rua Fernandes Marinho) até a Praça Paulo da Portela.

Não se esqueça que no primeiro sábado do mês acontece a Feijoada da Portela. A feijoada acontece no Portelão a partir das 13h com vários shows. Às 17h sai a bateria da Portela com as Velhas Guardas da Portela, Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel, Império Serrano rumo a Praça Paulo da Portela

Agora anotem a programação dos vagões do trem:

1º Trem – Saída: 13h30 (Plataforma 2B)
Carro 1 – Bloco dos Cachaças
Carro 2 – Pagode do Renascença
Carro 3 – Pagode do Nelsinho e da Wilma
Carro 4 – Clube do Samba
Carro 5 – Bloco Manga Preta
Carro 6 – Embaixadores da Folia
Carro 7 – Cacique de Ramos
Carro 8 – Democráticos de Guadalupe

2º Trem – Saída: 14h (Plataforma 2A)
Carro 1 – Grupo Autonomia
Carro 2 – Bateria do Mestre Faísca
Carro 3 – Pagode do Sambola
Carro 4 – Parados na Ponte
Carro 5 – Bip Bip
Carro 6 – Pago do João

3º Trem – Saída: 14h30 (Plataforma 2A)
Carro 1 – Grupo Nossa Arte
Carro 2 – Bip Bip
Carro 3 – Locomotivas do Samba
Carro 4 – Grupo Senzala
Carro 5 – Agenda Samba Choro (ó nós aí!)
Carro 6 – Criolice
Carro 7 – Galeria Velha Guarda da Portela
Carro 8 – Grupo Regente

E se você está preocupado sobre como voltar pra casa, minha sugestão é que você não se preocupe até ter bebido o bastante para não se preocupar com nada mais. De qualquer maneira, a SuperVia programou trens extras saindo da estação de Oswaldo Cruz, com destino à Central do Brasil, às 21h, 22h e 23h.

Ah! O Trem do Samba é patrocinado pela Petrobras, SuperVia e Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio da Caixa Economica Federal, TIM, Lei Rouanet, Governo Federal e tem promoção da Globo Rio e da rádio MPB-FM. "

Fonte: http://www.samba-choro.com.br/noticias/pordata/24954

Um comentário:

EDUCOM - Aprenda a Ler a Mídia disse...

Opa, Loureiro, valeu companheiro! Tamos publicando no Blog EDUCOM - Aprenda a Ler a Mídia. Realmente, depois de dias de pauleira com Beltrame, Cabral, Jobim e 'State Department' a gente merece, né?

Viva o samba e sua casa, o nosso Rio de Janeiro!

Rodrigo Brandão - Equipe EDUCOM