terça-feira, 30 de novembro de 2010

EM DEFESA DA RODA BAGUNÇA O MEU CORETO

A ORDEM NÃO PODE SUFOCAR A ALEGRIA!

Em cada rua havia um estandarte (Walter Alfaiate)

Em 2004, um grupo de foliões resolveu fundar um bloco de carnaval na Praça São Salvador. Mas, não poderia ser apenas mais um bloco: além de congregar famílias, deveria possibilitar encontros durante todo o ano. Assim, além de desfilar com banda e fantasias no carnaval, o Bagunça Meu Coreto faz, há mais de seis anos, uma roda de samba mensal na Praça.

· Não põe corda no meu bloco (Aldir Blanc e João Bosco)

Infelizmente, nos últimos meses, os nossos pedidos para realização das rodas de samba foram negados pela Prefeitura. As últimas rodas, (2/10 e 6/11), ocorreram sob um clima de constante tensão, tendo os guardas municipais ameaçado apreender a cerveja e o toldo do bloco mais de uma vez.

· A praça é do povo, como o céu é do condor (Castro Alves)

Há seis anos atrás, a Praça São Salvador era até mesmo evitada pelos moradores. O Bagunça não foi o único responsável pela revitalização daquela área, mas certamente contribuiu muito para que a praça se tornasse o ponto de encontro que é hoje, com alegria, movimento e muita cultura. Impedir o Bagunça de realizar suas rodas é um duro golpe em quem acredita que nossa cidade deve proporcionar a seus cidadãos e a seus turistas eventos democráticos, gratuitos e genuinamente cariocas, como o samba e o carnaval.

· Transforma a Praça no mais belo salão (Marcha do Bagunça)

Que ilegalidade é essa que o Bagunça comete? "Transformar a praça no mais belo salão" não pode ser considerado desordem a não ser por aqueles que não convivem bem com o jeito carioca de ser. O baile de carnaval e a roda de samba são manifestações de alegria que não podem ser controlados por uma ordem moralizadora e burocrática que não dialoga e não respeita as manifestações da cultura popular carioca.

· Eu quero é botar meu bloco na rua (Sergio Sampaio)

Por tudo isso – e muito mais – lançamos hoje nosso manifesto: A ORDEM NÃO PODE SUFOCAR A ALEGRIA! Defendemos o direito de ocupar as praças e torná-las efetivamente públicas, do povo, com muito samba, cultura e alegria. Seja na São Salvador (Bagunça), no Largo da Prainha (Escravos), em Vila Isabel (Jacaré), no Centro (Embaixadores) ou em qualquer lugar onde o samba e o carnaval estejam presentes, não aceitaremos ser taxados de “desordeiros” por querermos uma outra “ordem urbana”, marcada pela diversidade, pela democracia, pelo samba e pelo carnaval.

Nós temos o direito e queremos:

1. Realizar uma roda de samba mensal até as 22:00 na Praça São Salvador.

2. Vender cervejas, refrigerantes e água nos dias da roda, até o horário do fechamento dos bares da praça como forma de auto-sustentação financeira do Bloco.

3. Estender uma proteção (toldo) nos dias de chuva para que as pessoas possam participar de todo o evento com tranqüilidade.

A PRAÇA É PÚBLICA E O SAMBA É ALEGRIA!

ESSA É A ORDEM QUE QUEREMOS!

Venha para a Praça São Salvador neste sábado (04/12) manifestar seu apoio ao nosso bloco. A roda começará mais cedo (às 16h) e terminará no horário de sempre (às 22:00!). Vai ter exposição de fotos, estandartes dos blocos amigos, abaixo-assinado e, claro, muito samba e alegria.

MUITO IMPORTANTE: precisamos mostrar à Prefeitura que muita gente apóia o Bagunça. Envie mensagens manifestando seu apoio à nossa roda de samba para:

Sub-prefeitura zona sul: brunoramosep@hotmail.com

Secretaria de Ordem Pública: alexvc@uol.com.br e marcelomayald@globo.com

Prefeitura Municipal: prefeitopaes@uol.com.br




Nenhum comentário: