quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CONSCIÊNCIA NEGRA NA PEQUENA ÁFRICA

Pequena África comemora o Mês da Consciência Negra com samba e homenagens

O Centro Cultural Pequena África se integra às comemorações do Mês da Consciência Negra e participa da Agenda única Rio Zumbi-2010 realizando sua 25ª rodada de samba, no próximo domingo, dia 28 de novembro, e apresentando o compositor, radialista e pesquisador RUBEM CONFETE e da sambista JANAíNA REIS, com o elenco fixo da Pequena África formado por Flávio Moreira, Dadá da Mangueira, conjunto Regente, além de convidados especiais.

Nesta edição de sua 25ª rodada de samba, o Centro Cultural Pequena África homenageia as Velhas Guardas da mais antiga escola de samba do Rio de Janeiro, a Estácio de Sá, e da mais rica escola daquela época, a Vizinha Faladeira. O programa terá ainda a participação do ‘ogam” Ayres de Oxalá e David do Pandeiro.

E, a gastronomia típica dos escravos, a tradicional feijoada para os convidados não vai faltar. E será preparada por nada menos que a presidente da Pequena África, Celina Rodrigues.

A 25ª rodada de samba da Pequena África acontece na quadra da Escola de Samba Vizinha Faladeira, na Praça Marechal Hermes, 63 - Santo Cristo (atrás da rodoviária Novo Rio). Início às 15 horas. Entrada franca.

Agenda Rio Zumbi –

JOãO CâNDIDO – 100 anos da revolta da Chibata

De acordo com Paulo Roberto dos Santos, presidente do Conselho Estadual do Direito dos Negros (Cedine), a Agenda Única Rio Zumbi tem como finalidade celebrar as vitórias alcançadas e traçar alianças para levar adiante propostas de integração entre a periferia e a elite.

Paulo Roberto dos Santos, o Paulão, lembra que o Dia da Consciência Negra contribui para a construção de uma sociedade na qual todos tenham, não apenas a igualdade formal dos direitos, mas igualdade real das oportunidades. E acrescenta que o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi passaram a fazer parte do calendário oficial - o Dia 20 de novembro foi incluído no calendário escolar e o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira se tornou obrigatório.

A agenda RIO ZUMBI deste ano é dedicada aos 100 anos da revolta da Chibata, comandada pelo Almirante Negro, João Cândido.

QUEM É QUEM

RUBEM CONFETE

Gráfico, jornalista, compositor, cantor, ativista e estudioso das questões dos afro-brasileiros, RUBEM CONFETE é o nome artístico de Rubem Santos, carioca de Madureira, nascido dia 7 de dezembro de 1936.

“Sambista que faz samba, ou dança samba, que organiza samba, que respira o samba. Foi assim desde Dona Clara” , já em 1955 freqüentava o bloco carnavalesco Independentes da Serra, em Vaz Lobo. No ano de 1961, atuou como passista da Escola de Samba Mangueira. Dois anos depois, foi passista da Escola de Samba Salgueiro. Entre 1967, ingressa na Ala dos Compositores do Império da Tijuca. Em 1970, vai para a Ala dos Compositores da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Entre 1972 e 1974, trabalhou na Rádio Continental. Neste ínterim, funda o grupo de capoeira "Filhos de Angola" (1973). Dois anos depois, ao lado de Wilson Moreira, Candeia e Nei Lopes, fundou o Grêmio Recreativo de Artes Negras e Escola de Samba Quilombo, na qual atuava como compositor e mestre-sala.

Em São Paulo, CONFETE foi professor de samba, levando até os paulistanos da “Camisa Verde” a cadência e a malícia que eles não tinham nos anos 60. Pode-se dizer, então, que hoje o pujante samba da Paulicéia deve muito, em molho e organização, a este carioca exemplar.

Entre 1975 e 1977, trabalhou na Rádio Roquete Pinto como comentarista e produtor do programa "A Hora e A Vez do Samba". No ano de 1976, fundou o IPCN (Instituto de Pesquisa de Cultura Negra).

Em televisão, trabalhou na TV Excelsior em 1964, como ator e figurante. Entre 1981 e 1982, participou na TV-Educativa (hoje, Brasil) , ao lado de José Ramos Tinhorão e Fernando Pamplona, do "Programa Mesa Redonda", que tinha como tema a Música Popular Brasileira. De 1988 a 1990, fez os comentários para desfiles de carnaval transmitidos pela Rede Globo.

Em cinema, produziu roteiros para três filmes de Carlos Alberto Tourinho: "Partido Alto", "Partideiros" e "Escola de Samba S/A".

Tem diversas músicas gravadas:

· “Pagode do Exorcista", por Nei Lopes e Wilson Simonal;

· “Xangô é de Baê", (c/ João Donato e Sidney da Conceição), gravada por João Donato e Caetano Veloso;

· "Poeira pura", cantada por Roberto Ribeiro e que deu título ao disco do cantor;

· "Terreirão grande", gravada por Nadinho da Ilha, João de Aquino e ele próprio;

· “Combinado assim" (c/ Adilson Silva) gravada por Joel Teixeira.;

· “Cabeça feita (c/ João de Aquino);

· “abrocha, criação do poeta” ;

· “Gosto amargo da vida”(c/ Hudson e Sebastião Valentim) interpretada por Paulo Ramos;

· “Manga, Mangueira mulata Mangueira (c/ Barbosa da Silva); e,

· “Uma certa negra fulô”; samba-enredo vencedor do carnaval 1972/73 para a Escola Paulista Camisa Verde e Branco;

Há 30 anos, Rubem Confete faz comentários sobre os ritmos, sambistas, escolas de samba, Carnaval e eventos relacionados à cultura afro-brasileira pela Rádio Nacional-RJ, onde estreou em 1980, ao lado de Afrânio Rodrigues. Mais tarde trabalhou com Arlênio Lívio; em 2003, manteve o programa "Rio de toda gente", neste mesmo ano lançou o CD "Sou raça".

Desde 2004, sua participação se dá no programa "Dorina.Samba", transmitido de segunda à sexta-feira, pela Nacional-Rio.

JANAíNA REIS

A cantora e compositora Janaína Reis nasceu em Belém do Pará. Por ser neta de uma Ialorixá, os batuques sempre fizeram parte da sua vida. O caminho para o samba foi natural, influenciada por sua avó, uma legítima representante da cultura africana.

Morando no Rio de Janeiro desde 2004, Janaína gravou o cedê CHORO NOVO NA SENZALA, produzido por Luiz Carlos Torquato Reis (ganhador de dois Grammys com os cedês de Zeca Pagodinho e Martinho da Vila) .

“Choro Novo” reúne um time consagrado de compositores, arranjadores e músicos: Paulo César Pinheiro, Arlindo Cruz, Sombrinha, Genaro da Bahia, Rildo Hora, Paulão 7 Cordas, maestro Leonardo Bruno, Cláudio Jorge, além da participação de músicos paraenses.

-- Este e-mail esta de acordo com o código de ética anti-spam, conforme legislação sobre correio eletrônico, seção 301, Parágrafo (a)(2) (c). Decreto S. 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105 Congresso Basedas Normativas Internacionais sobre o "SPAM".



Nenhum comentário: