terça-feira, 12 de outubro de 2010

2º TURNO: PV DIVIDIDO PODE PERDER MARINA


Notícia ruim para Serra: Marina não o apóia e o PV, dividido, vai lavar roupa suja na rua

A indignação de Marina Silva com relação à cúpula dirigente do Partido Verde (Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis) é tão grande que não afasta a hipótese de desligar-se da agremiação. Ela deverá ser acompanhada pelo presidente da Natura, Guilherme Leal (que foi seu vice na campanha presidencial) e pelos elementos de sua confiança, ou que ela trouxe para o partido e agora a acompanham na saída, entre eles, João Paulo Capobianco , o gerente de fato de sua campanha.

Marina está convencida de que é preferível enfrentar a difícil tarefa de organizar um novo partido, nos próximos quatro anos, com vistas à sua candidatura à presidência em 2014, do que permanecer em uma sigla que negocia ministérios e outros cargos públicos à luz do dia. Já está claro que está cúpula forçará uma solução de apoio a Serra na convenção marcada para o dia 17.

A situação está tão feia que Alfredo Sirkis, o mais exaltado e mais comprometido com Serra, ameaçou numa reunião fechada, este fim de semana, anunciar o apoio ao tucano, antes mesmo da convenção, dentro de seis dias.

Resumo da ópera: Serra provavelmente terá o apoio oficial do PV ao qual forneceu uma grana alta durante a campanha do primeiro turno. Mas isto pode ser até prejudicial, porque é a adesão de uma agremiação em frangalhos e totalmente desmoralizada. Além disso, em pelo 10 estados, o líderes verdes locais já anunciaram seu apoio a Dilma.

Leia mais sobre o mesmo tema nas matérias abaixo e nas colunas Última Hora e Coisas da Política.

Fonte: Blog Fatos Novos, Novas Idéias

11 comentários:

Anônimo disse...

Marina e o Segundo Turno,

acredito que pelas recentes pesquisas podemos concluir que os prejuízos de uma opção Marina pelo Serra já foram sentidas. Dilma tem um nível de rejeição bem mais baixo que o Serra e no entanto carreou poucos eleitores de Marina (23%) na última pesquisa.
Marina, que hoje está a ser bajulada pelos dois lados, não tem tido uma postura correta para com sua história. Como mulher deveria estar denunciando a discriminação que DILMA sofre por ser mulher, no entanto ela se cala. Em comentário após o último debate preferiu o muro, de forma oportunista, para valorizar seu passe, com reprovação ao tom agressivo mas sem condenar as calúnias que foram e estão sendo disseminadas sobre a DILMA e o PT. Titubear em sua decisão sobre em qual projeto optar neste momento, do PT ou do PSDB, é virar as costas para os avanços alcançados no governo LULA e sua origem pobre; é reafirmar sua opção por um projeto pessoal e não de uma nação.
Lula participou por três vezes de segundos turnos em eleições presidenciais, e lembro que nenhum dos adversários em primeiro turno demoraram tanto a se posicionar e se colocaram de forma tão apartada da responsabilidade política como Marina, triste Marina!
Armando Frid

Maria Amelia disse...

Ótimo o comentário de Anônimo, que em baixo assina Armando Frid!
Endosso suas palavras e acrescento que na eleição de 1989, Brizola estava à frente de Lula nas pesquisas e o jogo virou, ficando Lula para disputar 2º turno com Collor. Em poucos dias, Brizola, sempre coerente com sua história política, declarou apoio ao Lula, deixando famosa a sua frase: "Tenho que engulir o sapo barbudo!" Ou seja, o projeto dele era com o Brasil e não pessoal.
É, triste Marina!
Dilma 13, Presidenta do Brasil!

Maria Amelia

Anônimo disse...

Vc poderia colocar os links das noticias originais? obrigada

Anônimo disse...

Resposta:
Mais uma vez, Marina mostra que é uma das poucas pessoas públicas íntegras e confiáveis (perde o pescoço, mas não perde o juízo...).

Que tal começarmos a lançar idéias para o futuro que queremos? Depois dessa eleição...
Se valer a desconstrução da situação política atual (porque não?) eu proporia a seguinte chapa para Presidente e vice em 2014:

Marina com Cristovam Buarque

Siglas sugeridas:
1. PES = Partido da Educação e Sustentabilidade
2. PVD = Partido Verde Decente

Que tal? Internet pega, hein?

Abr@ços
Elzbieta Mitkiewicz

Flávio Loureiro, disse...

O link da postagem original está no rodapé desta postagem.

Flávio Loureiro, disse...

Sugiro a vocês a leitura da entrevisa com o professor da USP, Gabriel Cohn. http://bit.ly/dA3LnN

Unknown disse...

Marina foi colocada para "dormir com o bode". O grande problema é que o uso do cachimbo faz a boca torta e depois que a gente se acostuma com a democracia, com as decisões tiradas pela participação das bases... fica difícil aceitar o comportamento do PV. Ah, que saudade do PT, né, Marina...! Nós também estamos com saudades de você, nossa doce e séria Marina.
Uma abraço
Silvia Calado (militante fundadora do PT)

vilson disse...

para a senhora marina silva senhora sera que a senhora nao sabia que isto iria acontecer a senhora mesmo aceitou o apoio do PSDB sera que a senhora e tao ingenua que nao sabia que o apoio deles nao sairia de graça agora vamos concerta este erro com o seu apoio a candidata dilma so assim a senhora ficara empas com sua conciencia. tenha uma boa noite e pense bem olha saudaçoes petista

Anônimo disse...

parem de falar da marina e lembrem do josé dircel, do mensalão, do milionário filho lula o tal lulinha, etc e tal...............
da vergonha de ser brasileiro!

Flávio Loureiro, disse...

Anônimo, Maarina tanto desprezou estas acusações superdimensionadas contra o PT, o governo e petistas, que permaneceu no ministerio em meio a estas "denúncias" midiáticas. Ela saiu do governo, após sete anos dele participar, por divergências políticas a respeito da condução da questão ambiental. Vale lembrar que a maior parte da equipe dela permaneceu no ministério e o ministro Minc deu continuidade a todos os projetos em andamento. O resto é vingança e ressentimento, que não são bons conselheiros.

Anônimo disse...

Esse PV não tem voto e é falso o seu purismo. Os votos foram para Marina e sua íntegra vida politica. Não se pode apoiar o menos ruim, melhor deixar que o povo escolha sozinho sem palpitar por esse ou aquele. Essa Dilma nada tem a ver com as bases e nem com a historia do PT, até porque sempre foi Brizolista e PDT, que não a desmerece. Todavia nesta eleição saiu do bolso do colete de "São Lula" .