quinta-feira, 14 de outubro de 2010

LENDO E INTERPRETANDO AS PESQUISAS


A leitura das pesquisas
Enviado por luisnassif, qui, 14/10/2010 - 06:41

Por Gunter Zibell

Na verdade Serra ainda não "virou". O patamar atual de Serra e Dilma nas pesquisas são similares ao que eram nas pesquisas para 2º turno antes da campanha.

Na 2a. quinzena de agosto Dilma cresceu muito rápido, com uns 10% de influenciáveis, que falavam nas pesquisas estimuladas Serra e passaram a falar Dilma (talvez por a campanha inicial na TV ter sido eloquente e sem reação da oposição por uns 15 dias.)

Mais ou menos o mesmo conjunto passou a dizer Marina com o eclodir dos factóides (e simultaneamente devolvendo o voto a Serra nas pesquisas para 2º turno) ao longo do mês de setembro. Serra tem captado mais os indecisos e tem se colocado bem como 2a. opção (à Marina), mas seu núcleo de eleitores "decididos" ainda não chegou a 40%.

A hipótese serrista, de que o movimento de seu crescimento ainda continuará, ainda está por ser confirmada. Idem a hipótese dilmista, de que todas as oscilações, sempre da magnitude de 9-10% dos eleitores, ficarão circunscritas a um grupo de pessoas, mais para indecisos que qualquer coisa.

Grosso modo o cenário ainda parece com o de 2006, mas com Dilma uns 5 pp abaixo de Lula, Serra 5 pp acima de Alckmin. Naquele ano também houve um movimento de montanha-russa nas pesquisas, mas menos intenso.

A recente Datafolha aponta grau de convicção para Dilma de 90% e para Serra de 89%. Ou seja, se ainda existe uma diferença de 6 pp para fechar, que equivale a 3% das pessoas, Serra precisa da maior parte dos não-convictos em Dilma (2/3 de 4,9%), já Dilma tem chance de recuperar (de novo) parte do que ganhou e depois perdeu.

Em termos práticos, estamos ainda na mesma posição que na primeira quinzena de agosto. Apenas que Serra recuperou tudo o que perdeu, mas ele ainda não avançou no eleitorado original de Dilma.

Agora é ver quais argumentos/instrumentos cada um ainda pode ter:

Dilma:

- costurar apoios com intelectuais, artistas, religiosos. Nestes últimos dificilmente sai pior do que está.

- instrumentalizar respostas na internet.

- reforçar nos programas sua própria defesa, usar mais Lula, acirrar a comparação plebiscitária.

Serra:

- dificilmente obterá mais apoios do que já tem. Marina deve ficar neutra.

- deixar a militância (o que inclui grande mídia) bolar novos ataques

- reforçar nos programas a comparação de currículos.

Haverá uma abstenção maior, como sempre, para a candidatura do PT. Nos debates não deve surgir nada novo que desequilibre.

Com 10% de indecisos e 8% de brancos/nulos ainda não há uma tendência definida, apenas se sabe que, numericamente, o quadro está parecido ao do início do processo. Dilma já usou um cartucho, a propaganda continuísta, Serra outro (ou a maior parte dele), a desconstrução da adversária.

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