quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DILMA 11 PONTOS A FRENTE NO DATAFOLHA

Datafolha: Dilma está 11 pontos à frente de Serra

Publicada em 26/10/2010 às 20h16m

O Globo

BRASÍLIA - A cinco dias do pleito, pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira mostra que a petista Dilma Rousseff continua à frente do rival José Serra (PSDB) no segundo turno da eleição presidencial. Ela tem 49% das intenções de voto, enquanto o adversário alcança 38%. Brancos e nulos são 5% e indecisos 8%. Quando considerados apenas os votos válidos - sem brancos e nulos - Dilma venceria por 56% a 44%.

Na pesquisa Datafolha anterior , divulgada em 22 de outubro, a petista tinha 50% das preferências e o tucano 40%, enquanto nulos e brancos eram 4% e indecisos 6%. Nos votos válidos, Dilma aparecia com 56%, contra 44% de Serra.

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo e o jornal "Folha de S.Paulo" e está registrado no TSE sob o número 37405/2010. Foram ouvidas 4066 pessoas em 246 municípios nesta terça-feira. A margem de erro é de dius pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao longo da semana, o Datafolha e outros institutos deverão divulgar mais oito pesquisas de intenção de voto para presidente. Na quarta-feira, será o Sensus, sob encomenda da Confederação Nacional de Transportes (CNT). Na quinta, Rede Globo e "O Estado de S. Paulo" devem divulgar levantamento feito pelo Ibope, enquanto o Instituo Veritá já pode divulgar pesquisa feita por inciativa própria. Na sexta-feira deverá ser a vez do Datafolha, com pesquisa para a "Folha de S.Paulo". No sábado, quatro institutos terão novos levantamentos divulgados: Datafolha (Rede Globo e "Folha de S.Paulo"), Ibope (Rede Globo e "O Estado de S. Paulo"), Vox Populi (portal Ig) e Sensus (CNT).

Sobre a pesquisa Datafolha

Da Folha

A quatro dias da eleição, Dilma tem 56% e Serra registra 44%, aponta Datafolha

Quadro é idêntico ao registrado na pesquisa da semana passada; variações se restringem a grupos específicos

Depois de se aproximar da petista no início da 2ª fase, tucano parou de crescer; entre os mais jovens, ela cai e ele sobe

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país indica estabilidade na disputa pela Presidência da República, com Dilma Rousseff (PT) 12 pontos à frente de José Serra (PSDB), exatamente a mesma diferença que os separava na semana passada.

Quando se consideram os votos válidos (excluindo-se brancos, nulos e indecisos), a petista pontuou 56% contra 44% de Serra -mesmos percentuais da última quinta.

O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha e pela Rede Globo, foi realizado em 246 cidades com 4.066 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando são observadas as curvas de Dilma e Serra no Datafolha ao longo do segundo turno, notam-se dois momentos distintos.

Nos primeiros 15 dias deste mês, a petista e o tucano estiveram mais próximos. Mas havia indícios de que Dilma havia estancado sua perda de votos, registrada no final de setembro. Enquanto isso, Serra não se movia.

A partir da segunda quinzena, o Datafolha confirmou que Dilma tinha parado de perder apoio -e até reconquistado parte dos votos. Serra continuou parado.

Na contabilidade dos votos totais, houve algumas alterações -mas todas próximas da margem de erro.

Dilma tinha 50% e aparece com 49%. Serra oscilou de 40% para 38%.

Os que dizem votar em branco, nulo ou nenhum são 5%, contra 4% na semana passada. Os indecisos oscilaram de 6% para 8%.

Essa mexida de três pontos nos dois grupos indica haver uma parcela dos eleitores que continua propensa a mudar o voto. Mas não há como saber se o movimento é consistente a ponto de provocar mudança no quadro.

Há sinais de que as alterações ocorrem em grupos específicos. Por exemplo, Dilma variou negativamente de 50% para 47% entre o grupo de 16 a 24 anos (18% do total do país). Nesse mesmo grupo, Serra melhorou seu desempenho de 39% para 42%.

Já entre os mais idosos, eleitores com 60 anos ou mais (15% do total), ocorreu o inverso. Dilma saiu de 44% na semana passada para 48% agora. E Serra desceu de 44% para 38%.

Petista cresce entre mulheres e evangélicos

DE BRASÍLIA

Dilma Rousseff (PT) melhorou de maneira lenta e gradual sua situação neste mês entre eleitores mulheres e os que se declaram evangélicos pentecostais.

No início do mês, a petista tinha 43% e estava empatada tecnicamente com os 44% de José Serra (PSDB) no voto feminino (52% do total do país).

Aos poucos, o cenário foi se alterando, sempre com oscilações na margem de erro.

Ontem, Dilma oscilou de 45% para 46% entre mulheres. Já o tucano apenas desidratou ao longo deste mês. Na semana passada já estava com 41%. Agora, pontuou 39%.

No caso dos eleitores evangélicos pentecostais (18% do total do país), Serra liderava com folga no início do mês.

Tinha 49% contra 40% de Dilma. Essa foi a época em que o noticiário estava dominado pelo debate sobre temas religiosos e liberalização da lei do aborto.

Depois de quase um mês, Serra acumulou uma perda de seis pontos entre os pentecostais, numa queda lenta e gradual. Na semana passada, estava com 44% e no Datafolha de ontem pontuou 43%.

Dilma começou o mês com 40% e agora tem 42% no segmento pentecostal. Do ponto de vista estatístico, empatou com Serra.

Quando são analisadas as regiões do país, a única variação relevante foi a oscilação para baixo do tucano no Sudeste: de 43% para 40% -dentro da margem de erro. Dilma está na frente com 44%.

O Datafolha perguntou aos eleitores quais atributos são considerados relevantes na hora de escolher o candidato. Houve poucas variações em relação a levantamentos anteriores.

Uma nova pergunta foi sobre "ter um passado político conhecido". Para 70%, esse é uma atributo "muito importante".Outros 28% consideraram "pouco importante" ou "nada importante".

Sobre "nunca ter se envolvido em casos de corrupção", 87% responderam que essa é uma condição "muito importante" para postulantes à Presidência. Há três anos, em 2007, o percentual foi 91%. (FR)

Nenhum comentário: