quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RODA VIVA: O APARELHAMENTO DA MÍDIA PÚBLICA

O novo Roda Viva
9 setembro 2010 Sem Comentários

Por Alberto Cordiviola

Não é Roda Viva: é o Fantástico. Um programa com Augusto Nunes entrevistando Demétrio Magnolli, transmitido por uma emissora pública, para denunciar o aparelhamento da imprensa. Campeão!

o Roda Viva de ontem (dia 6/09) à noite foi particularmente interessante, por varias razões:

1 – a análise do entrevistado foi de uma indigência intelectual notável (saudade de uma direita inteligente!); se isso é o melhor que se pode colocar para analisar a atual conjuntura desde a direita, estamos mal;

2 – o aparelhamento do programa é absolutamente explícito: o aparente “contraditório” é eliminado pela grosseria do quase “bate boca”;

3 – o reconhecimento, também explícito, de que a eleição está definida (e a recorrente ladainha do PRI!);

4 – a retransmissão do programa se dá em canais públicos enquanto o entrevistado afirma o aparelhamento do Estado como partido político;

5 – o entrevistado se queixa de que a oposição não faz oposição, mas ele próprio oscila nas posições teóricas de análise pretendendo uma visão “técnica” ou “intelectual” da situação, para o qual diz, enfaticamente, não ser do PSDB;

6 – o entrevistado fala de um “bloco” que assumiu o poder e quando o descreve, o bloco parece mais uma colcha de retalhos do que um bloco; e atribui essa configuração ao atual governo, como se as alianças com as oligarquias regionais fosse invenção do governo Lula…..

7 – o entrevistado reitera a necessidade de resgatar os anos FHC para estabelecer uma oposição, mas pretende demonstrar que todas as coisas “boas” que o atual governo faz começaram lá atrás, no governo anterior; cai na mesma armadilha que seu candidato: se o governo Lula é bom porque continuou com as boas coisas do FHC, por que mudar?

8 – não é possível que um “sociólogo” articulista, analista etc. e tal, na análise do sucesso eleitoral de um governo muito bem avaliado, compare a situação do Chile com a situação do Brasil! No Chile havia um compromisso político de alternância de Bachelet com Frei; e Frei é um candidato muito ruim que não representava a continuidade de Bachelet. Comentário de garçom……

9 – volta-se então para a questão do sigilo fiscal! É um crime! É político! etc., etc. Mas…. não interfere na situação eleitoral atual. Ele não quer cair na armadilha, e a Geni do momento é o Serra….

10 – A CULPA É DO MARQUETEIRO!

11 – No fim das contas: ele já foi Trotskista…. ele acha que foi! ele acha que foi marxista! Como? se fala do marxismo o mesmo que um motorista de taxi comentaria numa corrida para o aeroporto?

Em resumo, a grande mídia deu lugar e destaque a uma estirpe de gente cuja unica “qualidade” é ter a cara de pau de afirmar qualquer disparate. Tenho certeza que isso ofusca e esconde um pensamento de oposição inteligente que não tem espaço para se manifestar. E isso transforma o debate político de um momento tão importante como o atual, nessa cloaca.

Precisamos resgatar, urgentemente, o pensamento inteligente da oposição, dar a ele o espaço que não consegue na mídia truculenta. Isto só enriquecerá tanto o debate político eleitoral, quanto o futuro governo.

Não é “refundar” o PSDB, é resgatar a inteligência!

Fonte do Site do Página 13

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Flávio, confesso a vc. que quando vi o Demétrio, eu desliguei a TV.Não aguento o "ranço" desse cara.Pelo visto, ele não "decepcionou"....rss

Anônimo disse...

Oi, esqueci de assinar o meu comentário.Aí vai.
Regina Almeida