quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DILMA VENCE NO 1º TURNO NO IBOPE, SENSUS E VOX, APESAR DO DATAFOLHA

CNI/Ibope: Com 50%, Dilma se mantém estável e venceria eleição no 1º turno. Serra tem 27% e Marina 13%

Publicada em 29/09/2010 às 09h48m

André de Souza

BRASÍLIA - Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, se mantém estável e com 50% das intenções de voto venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. De acordo com o levantamento, o candidato do PSDB, José Serra, caiu um ponto e agora tem 27% enquanto Marina Silva, do PV, subiu um ponto e soma 13%. Os outros candidatos somam 1%. Votos brancos e nulos somam 4%. Indecisos também têm 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na última pesquisa Ibope/TV Globo divulgada na sexta-feira, Dilma também tinha 50% das intenções de voto enquanto Serra tinha 28% e Marina 12%. Na terça-feira, o Datafolha divulgou uma pesquisa em que a petista tinha caído três pontos percentuais, mas liderava a corrida presidencial com 46% das intenções de voto, contra 27% do tucano e 13% de Marina.


Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores, Dilma tem 44% das intenções de voto, Serra 21% e Marina Silva 10%. O presidente Lula, que não é candidato, aparece com 1%. Outros nomes juntos também somam 1%. Brancos e nulos são 5% e indecisos 18%.

Para 93% dos entrevistados Dilma é candidata apoiada pelo presidente Lula, enquanto 1% acredita que o candidato oficial é Serra. Não souberam ou não responderam 6%. Em junho, 73% sabiam que Dilma era apoiada por Lula.

" Boa parte dos indecisos está indo para Marina mais do que para os outros candidatos "

Na avaliação do diretor de Operações da Confederação Nacional dos Transportes (CNI), Rafael Lucchesi, a candidata com maior crescimento nos últimos dias foi Marina. Segundo ele, a maioria dos indecisos está migrando para sua candidatura.

- Marina tem uma elevada e persistente progressão. Boa parte dos indecisos está indo para Marina mais do que para os outros candidatos - disse.

Ainda segundo Lucchesi, esse crescimento é até o momento insuficiente para levar a eleição para o segundo turno. Ele também afirma que Serra não consegue crescer e recuperar as perdas que teve no final de agosto. Analisando a estabilidade de Dilma o diretor acredita que as denúncias na Casa Civil tiveram pouco impacto, não mudando substancialmente o quadro eleitoral. Entretanto, ele não desconsidera uma reversão nas pesquisas quando observa o número de indecisos na sondagem espontânea que é de 18%.

- Esse é um número significativo - afirmou.

Dilma venceria em duas simulações de segundo turno

Numa simulação de segundo turno, Dilma venceria seus dois principais adversários. Se o rival fosse Serra, ela teria 55% contra 32% do tucano. Votos brancos e nulos somam 7%. Indecisos, 5%. Contra Marina, Dilma teria 56% e a candidata do PV, 29%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 6%.

Numa hipótese de segundo turno entre Serra e Marina, o tucano teria 43% das intenções de voto contra 35% de Marina. Brancos e nulos somam 12% e indecisos 11%.

Serra é o candidato mais rejeitado pelo eleitor

A pesquisa também apurou o índice de rejeição dos candidatos. Serra é rejeitado por 34% dos eleitores enquanto 28% rejeitam o nome de Marina e 27% o de Dilma.

Ainda segundo a pesquisa, 47% dos entrevistados votariam em alguém apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto 8% preferem um nome da oposição. Outros 41% dizem que não vão levar isso em conta e 4% não souberam ou não responderam.

PT é o partido preferido dos entrevistados

O levantamento do Ibope também mostrou que o partido preferido dos brasileiros é o PT. Segundo a pesquisa, 27% dos brasileiros gostam do partido, percentual só superado pelos que dizem não ter preferência nenhuma, que é de 48%.

PMDB e PSDB têm a preferência de 5% dos brasileiros, seguido pelo PV com 3% e PDT com 2%. Os demais partidos não pontuaram. Seis por não souberam ou não opinaram.

A pesquisa foi encomendada pela CNI. O Ibope ouviu 3.010 pessoas em 191 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33162/2010.

NO CNT/Sensus, Dilma cai três pontos

Nesta quarta-feira também foi divulgada a pesquisa do CNT/Sensus . No levantamento, Dilma caiu três pontos percentuais, mas venceria no primeiro turno com 47,5% das intenções de voto. Serra 25,6% e Marina 11,6%. Os demais candidatos juntos somam 2,1%. Brancos e nulos são 3,6% e indecisos 9,5%. A margem de erro é de 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Jornal O Globo

Vox Populi/Band/iG: Dilma mantém 55% dos votos válidos

Serra alcança, pela primeira vez, 26% das intenções de votos; Marina mantém 12% e Dilma, com 49%, venceria no primeiro turno

Matheus Pichonelli, iG São Paulo | 29/09/2010 17:28

A candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, mantém a dianteira sobre os adversários na corrida para a sucessão e seria eleita, no próximo domingo, com 55% dos votos válidos (excluídos os votos nulos e em branco), aponta o mais recente tracking Vox Populi/Band/iG.

Na medição do instituto, publicada nesta quarta-feira, ela aparece, pelo quarto dia consecutivo, com 49% das intenções de voto quando é considerada a totalidade dos votos, incluindo brancos e nulos. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, alcançou, pela primeira vez desde o início da medição, 26% das preferências – há 20 dias, ele tinha 21%, seu pior índice na pesquisa. Marina Silva (PV) segue com 12%, enquanto os outros candidatos, como Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) têm, juntos, 1%.

Com este cenário, Dilma mantém dez pontos de vantagem em relação à soma de todos os adversários. Para vencer no primeiro turno, a candidata precisa obter 50% dos votos mais um. Se considerados apenas os votos válidos, Serra teria hoje 29% e Marina, 13%.

O tracking aponta também que 9% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem pretendem votar no próximo domingo. Votos brancos e nulos somam 3%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

O melhor cenário para a candidata petista é o Nordeste, onde ela tem 64% das preferências – contra 18% de Serra e 7% de Marina. No Sudeste, onde Dilma chegava a ter 48% das intenções de voto há dez dias, o índice chega agora a 41%. É o pior desempenho da petista entre todas as regiões. Ela aparece à frente dos adversários, no entanto, em todas as áreas pesquisadas.

Serra tem o melhor cenário no Sul, onde alcança 36% dos votos. No Sudeste, Norte e Centro Oeste a candidata do PV chega a 16% das preferências, sua melhor pontuação entre as regiões.

Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, Dilma tem 42% (um a menos do que na véspera), contra 23% de Serra e 10% de Marina (ambos têm um ponto a mais do que no dia anterior).

O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 27.428/10.

Fonte: Último Segundo


Nenhum comentário: