sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SAIU O EDITAL DO CARNAVAL DE RUA

Edital do Carnaval de Rua

Por Paulo Eduardo Neves
Publicada em 17 de Agosto de 2010
Estado: RJ
Assunto: Carnaval

Ah, o Carnaval! Nada representa melhor a renomada capacidade brasileira de planejar com antecedência. Já está na hora de preparar a festa de Momo do ano que vem. A Prefeitura acaba de abrir inscrições de blocos para o Carnaval de rua de 2011.

Este ano a Prefeitura promete participar ainda mais ativamente. No civilizado encontro promovido pela Sebastiana fiquei bem impressionado com o Secretário de Turismo Antonio Pedro. Ele se declarou folião e disse que a Riotur não vai impedir qualquer bloco de desfilar, o objetivo é coordenar os serviços públicos — limpeza, trânsito e policiamento — para os desfiles. Para completar, garantiu que Carnaval aqui é sem babaquice de corda e circuito. Depois da mediocridade dos anos César Maia, é bom ver alguém dando atenção à Cultura da cidade.

Um dos problemas do ano passado foi a má divulgação do prazo de inscrição dos blocos. Se você conhece alguém responsável por um bloco carnavalesco, avise-o. Não queremos que nenhum bloco deixe de desfilar ano que vem por falta de informação. O prazo de inscrição encerra dia 24 de setembro.

Se você organiza um bloco, não perca tempo e vá à Riotur levando:

* Um pequeno histórico do bloco

* Descrição completa do percurso, com mapa, informando todas as ruas pela onde o bloco passará

* Se o bloco for pessoa jurídica, uma cópia do contrato social

* Uma cópia da identidade do responsável pelo Bloco e/ou requerente

Simples e descomplicado, certo? Que nada! Isto apenas garantirá sua inscrição no prazo e uma Autorização Provisória. Para conseguir a tão almejada Autorização Definitiva — tome fôlego — você precisará: ofício devidamente assinado informando nome, data, local de concentração, percurso, hora, público estimado e faixa etária a que se destina o Bloco; Nada Opor da Vara de Infância e Juventude, caso seja bloco destinado a menores; Nada Opor da Sub-Prefeitura ou R.A. da área; Nada Opor da Delegacia da área; Nada Opor de todos os Batalhões da Polícia Militar das áreas pelas quais o bloco passa; Nada Opor da Cet-Rio; ofício protocolado à Comlurb da área informando nome, data e trajeto; requerimento padrão do Corpo de Bombeiros; Autorização Regular Transitória (ART) do equipamento de som; ART da iluminação; ART da montagem de estrutura com layout; ART elétrico ou eletrônico; e nota fiscal dada por empresa credenciada no CBMERJ dos extintores a serem utilizados. Ufa, cansei! A Riotur promete orientar os blocos a como conseguir toda esta papelada. Bem que eles podiam centralizar os pedidos à Comlurb, Corpo de Bombeiros e delegacias. Daria um pouco mais de trabalho à Riotur, mas agilizaria a vida tanto dos organizadores dos blocos quanto dos funcionários dos órgãos.

Estou colocando nos comentários o decreto e a portaria do D.O. em que Prefeitura regulamenta o Carnaval de Rua. Se souber de mais detalhes, publicarei aqui nos comentários. Você pode entrar em contato com a Riotur pelo telefone 2271-7000 e email: riotur.riotur@pcrj.rj.gov.br. O endereço é Praça Pio X, 119 - Centro.

Outra dica para organizadores de blocos. Se ligue que o Governo do Estado está para abrir um edital de R$800 mil para blocos de carnaval. Vá preparando seu projeto.

E já que sonhar não custa nada, vamos torcer que a dedicação da Prefeitura anime ainda mais nossa festa. A cidade fique toda enfeitada. Artistas do Samba se apresentem em shows gratuitos. Os blocos desfilem com bons carros de som e sem camelôs bloqueando o caminho. A Av. Rio Branco e os blocos que lá desfilam ganhem uma guaribada. A cidade seja toda decorada com alegorias de escolas de samba. Que haja gente gente para limpar o vomitódromos… ops, digo, os banheiros. E que este seja o mais alegre carnaval jamais visto na Cidade do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: