domingo, 11 de abril de 2010

CICLO DE LEITURA DA AÇÃO DA CIDADANIA

Zuenir Ventura abre a segunda edição

do Ciclo Leitura em Ação no CCAC

A Ação da Cidadania inicia no dia 13 de abril (terça-feira) a segunda edição do ciclo Leitura em Ação, com a presença do jornalista e escritor Zuenir Ventura. Leitura de textos feita pelo próprio autor, debate e sorteio de livros autografados estão incluídos na programação do encontro, que acontece às 18:30h, no Centro Cultural Ação da Cidadania (RJ), e tem como tema “O Rio nosso de cada dia”.

Idealizado com o objetivo de difundir a literatura brasileira contemporânea e formar novos leitores, o ciclo tem como público-alvo as lideranças da Ação da Cidadania e alunos da rede pública de ensino, mas está aberto ao público em geral, com entrada franca.

Serão 12 encontros, realizados mensalmente sob a curadoria da escritora e pesquisadora Suzana Vargas (Estação das Letras). Cada um terá um tema específico, escolhido a partir da obra do escritor convidado, passando assim por diversos gêneros literários. Para o primeiro semestre, já estão confirmadas as participações de Ruy Castro, Gabriel Pensador, Martha Medeiros e Adriana Falcão.

Além da formação de platéia para a leitura, o ciclo Leitura em Ação complementa e integra o projeto Espaços de Leitura, criado e desenvolvido pela Ação da Cidadania com a implantação de bibliotecas móveis em comunidades pobres do país. Com capacidade para armazenar de 150 a 200 volumes, elas são abastecidas com os livros doados à campanha Natal sem Fome dos Sonhos.

No estado do Rio de Janeiro, cerca de 200 Espaços de Leitura já estão em funcionamento sob a responsabilidade dos comitês locais, que organizam atividades de incentivo à leitura em praças, escolas e igrejas de suas comunidades, além do empréstimo de livros. Segundo dados do IBGE (PNAD 2006), no Rio há 2.271.000 analfabetos funcionais, com menos de quatro anos de estudo e incapazes de compreender um texto. Isto representa cerca de 15% da população do estado.

O ciclo Leitura em Ação foi iniciado em 2008 e teve a participação dos escritores Moacyr Scliar, Ana Maria Machado, Ziraldo, Ferreira Gullar e Ney Lopes, entre outros. Inserido na atual política de incentivo à leitura da Ação da Cidadania, como forma de inclusão social, o projeto conta com o patrocínio da Oi e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio cultural da Oi Futuro.

Em 2010, o projeto foi ampliado e inclui, além dos encontros com os escritores, a montagem de uma biblioteca (Espaço de Leitura) no Centro Cultural Ação da Cidadania; oficinas de capacitação em mediação de leitura para as lideranças comunitárias; e, ainda, a realização de eventos de incentivo à leitura nas comunidades.

Sobre Zuenir Ventura:

Natural de Além Paraíba (MG), Zuenir mudou-se em 1954 para o Rio de Janeiro, onde recebeu o diploma de bacharel e licenciado em Letras Neolatinas, pela Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Considerado um dos maiores jornalistas do país, trabalhou em diversos veículos, entre eles, Tribuna da Imprensa, Correio da Manhã, Diário Carioca, Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Veja, IstoÉ e Época, onde exerceu as funções de repórter, colunista, chefe de reportagem, editor e diretor de redação. Uma série de reportagens sobre o assassinato de Chico Mendes, feita para o JB (1989), lhe rendeu os prêmios Esso de Jornalismo e o Wladimir Herzog, de direitos humanos. Atualmente escreve para a página de opinião de O Globo.

Entre os livros publicados, estão: 1968, o ano que não terminou (Nova Fronteira, 1988), best-seller que inspirou a minissérie “Anos rebeldes”, da Rede Globo; Cidade partida (Cia. das Letras, 1994), um retrato da violencia no Rio, a partir da chacina de Vigário Geral, prêmio Jabuti 1995; Inveja - Mal secreto (Objetiva, 1998), primeiro volume da coleção “Plenos pecados”; Crônicas de um fim de século (Objetiva, 1999), que reúne textos escritos para O Globo, Jornal do Brasil e Época; Chico Mendes – Crime e castigo (Cia. das Letras, 2003); Minhas histórias dos outros (Planeta, 2005); e 1968: o que fizemos de nós (Planeta do Brasil, 2008).

Como narrador, entrevistador, roteirista ou co-diretor participou dos documentários Paulinho da Viola – Meu tempo é hoje e Um dia qualquer, de Izabel Jaguaribe; 3 Antônios e 1 Jobim, de Dodô Brandão; Que país é este? de Leon Hirzsman; e Semana de 22, de Geraldo Sarno.


SERVIÇO:

Ciclo Leitura em Ação

Data: 13 de abril de 2010 (terça-feira)

Horário: 18:30h

Local: Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – RJ –Telefone: 2233-7460

Entrada franca – 300 lugares

Leitura de textos, debate e sorteio de livros, com a presença do escritor Zuenir Ventura


Programação (1º semestre):

13/04 (terça) O Rio nosso de cada dia - Zuenir Ventura

27/04 (terça) Leituras de Futebol: a hora e a vez de ler Garrincha - Ruy Castro

11/05 (terça) Rap e Poesia – Gabriel, o Pensador

18/05 (terça) Vozes Femininas na Literatura: cotidiano em verso e prosa - Martha Medeiros

17/06 (quinta) Vozes Femininas na Literatura: do palco ao livro - Adriana Falcão (excepcionalmente, às 15h, como parte integrante da programação do 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens)



Nenhum comentário: