quarta-feira, 3 de março de 2010

DATAFOLHA COM DOIS MESES DE ATRASO

03/03/2010 - 08:24
A leitura das pesquisas, por Marcos Coimbra

Com dois meses de atraso, o Datafolha confirma os cenários antecipados pelas pesquisas Vox Populi e Sensus de janeiro. Com isso demonstra que os dois institutos assumiram o papel relevante que o próprio Datafolha tinha nos anos 80, quando era o único contraponto às pesquisas do IBOPE.

Agora esse papel, de identificar antes dos demais a mudança de tendências, passa para os dois institutos mineiros. E consolida Marcos Coimbra como o grande referencial de análise política das pesquisas brasileiras. Sua clareza, objetividade, visão conjunta dos números, do quadro político e das movimentações sociais, torna mais chocante o contraste com as análises primárias e definitivas de Montenegro, do IBOPE.

Na sua análise de hoje, publicada no Estado de Minas, Coimbra analisa assim o quadro eleitoral:

1. De dezembro para cá, a queda de Serra e a alta de Dilma foram em números muito semelhantes. É como se tivesse havido uma transferência de votos «perfeita», de um candidato para outro.

2. O fato de Serra levar vantagem quando Ciro sai da lista, não significa transferência.Apenas a parcela de eleitores que conhecem apenas os dois, e não conhecem Dilma e Marina, ficando sem opção dizem que votariam em Serra.

3. O não crescimento nas pesquisas prejudica mais Ciro que Marina, já que a pesquisa Datafolha ocorreu poucos dias depois da propaganda nacional do PSB.

4. Coimbra não vê tendências definidas nas pesquisas já que os resultados do Datafolha foram praticamente idênticos ao do Vox Populi, de 40 dias atrás (na verdade, uma ideia mais precisa surgirá quando os dois institutos mineiros soltarem suas próximas pesquisas). Ou seja, a partir da evolução das pesquisas não se pode dizer que Dilma prosseguirá no mesmo ritmo de crescimento.

No começo de fevereiro, a pesquisa da Sensus tinha apontado uma vantagem de Serra de apenas 5 pontos. Apenas uma semana depois, a do IBOPE devolveu a diferença aos dois dígitos: 11 pontos. Fez-se alarde com a do IBOPE, pelo fato do diferencial ser maior que o do Sensus. Mas deixou-se de lado a informação relevante de que tinha ocorrido queda de 10 pontos em relação à pesquisa de dezembro do próprio IBOPE, que apontava 21 pontos de vantagem para Serra.

Fonte: Blog do Nassif

Nenhum comentário: