quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BLOG DO NASSIF:DECISÕES DA COFECOM

16/12/2009 - 21:44

Mais Confecom

Do Portal MS.Com.Br

Propostas são aclamadas com grande adesão dos três setores na 1ª Confecom

Durante o segundo dia de discussão dos 15 grupos de trabalho da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (1ª Confecom), algumas propostas se destacaram por ter grande adesão dos três setores e, assim, passar direto para o relatório final da 1ª Confecom. Para isso, elas conseguiram mais de 80% de apoio dos delegados que apreciaram seu teor. O evento está sendo realizado em Brasília.

No Grupo de Trabalho 11, parte do Eixo 3 (Cidadania: direitos e deveres), os debates sobre democratização da comunicação, participação social na comunicação e liberdade de expressão, apesar de acalorados, encontraram pontos de convergência entre sociedade civil, sociedade civil empresarial e poder público. Uma delas prevê a criação de “programas de formação para educadores trabalharem com diversas mídias com conteúdo transversal às disciplinas, envolvendo universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil e empresas de comunicação”.

Outra aclamada no GT 11 visa a institucionalizar as conferências nacionais de comunicação. Ainda no mesmo grupo de trabalho, a maioria resolveu apoiar a idéia da “criação de espaços culturais para a produção e exibição audiovisual nas cidades de municípios periféricos no interior dos estados”.

No Grupo de Trabalho 13, também do Eixo 3, questões relativas à classificação indicativa, órgãos reguladores, aspectos federativos e marco legal e regulatório, uma das propostas automaticamente aprovadas é a que pretende “estender a classificação indicativa já em vigor para os programas de televisão aberta, cinema e jogos eletrônicos, também para as emissoras de TV por assinatura e para o rádio”, além de outra que exige a garantia do “cumprimento da política de classificação indicativa em todas as regiões do país, ampliando a estrutura de fiscalização do Estado para o acompanhamento de seus resultados”.

Eixo II: Meios de Distribuição

No Grupo de Trabalho 5, que debate assuntos sobre rádio e TVs comunitárias, cinco propostas foram pré-aprovadas sem destaques, entre elas a que prevê a aplicação imediata do Artigo 20, da Lei 9612/98, que garante verbas para a capacitação das emissoras do Serviço Nacional de Radiodifusão Comunitária. Outra foi a de participação das TVs Comunitárias, já em atividade, no novo Canal da Cidadania, reservado para a União pelo Decreto 5820.

A pauta do Grupo de Trabalho 6 é internet. A proposta feita pelo Ministério das Comunicações de manter livre das restrições a circulação da informação pela internet foi aprovada sem destaques.

O Grupo de Trabalho 7 destacou-se pela dinâmica dos trabalhos. Em comum acordo, a mesa e os delegados decidiram pela retirada da pauta de 16 propostas sem defesa. E aprovaram, automaticamente, três, entre elas, o fim dos pacotes fechados das TVs por assinatura, para que o assinante possa escolher os canais que quiser.

O assunto de maior destaque no Grupo de Trabalho 10 refere-se ao marco regulatório para as comunicações no país. Os delegados aprovaram, sem destaques, oito propostas, entre elas, alocar faixas do espectro para o atendimento à zona rural.

Nenhum comentário: