quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SEMINARIO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Comunicações e Desenvolvimento em tempos de convergência de mídias

23, 24 e 25 de novembro, no BNDES, Rio de Janeiro

Coordenação: Prof. Marcos Dantas/UFRJ

Inscrições (obrigatórias e gratuitas): seminario@centrocelsofurtado.org.br

Envie: nome, instituição, telefone e e-mail.

Favorecer um profundo debate sobre a indústria da comunicação é o principal objetivo deste seminário, promovido pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Durante os três dias de evento, especialistas nacionais e estrangeiros irão tratar de temas como o controle e a reconfiguração sócio-produtiva do setor e suas consequências para o Brasil e para toda a América do Sul.

No contexto da globalização, as empresas que operam no mercado de informação serão desnacionalizadas ou será possível a implementação de políticas públicas que as defendam e as fortaleçam? As comunicações devem atender a quem? Não seria a hora de democratizar e universalizar? Estes e outros questionamentos estão na ordem do dia, em função da aproximação da Iª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada no próximo mês, em Brasília.

O Seminário Internacional Comunicações e Desenvolvimento em Tempos de Convergências de Mídia tem como público alvo economistas,estudantes, professores, ativistas sociais e profissionais do campo dacomunicação.

Coordenação: Professor Marcos Dantas (UFRJ)
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Auditório Reginaldo Treiger – BNDES - Av. República do Chile, 100, Centro, Rio de Janeiro.
Inscrição obrigatória:
Envie: Nome, instituição, telefone e e-mail.
Telefones: +55 (21) 2172-6313/ 2172-6312


PROGRAMAÇÃO


Dia 23/11 - 17h

Conferência de abertura.
Dia 24/11 - 9h30 - 13h00

Painel “Comunicações e desenvolvimento: velhos desafios, novas circunstâncias”

Coordenação: Rosa Freire d´Aguiar Furtado
Em 2010, o “Relatório McBride”completa 30 anos. O documento marcou o centro de um debate sobre as relações entre as comunicações e o desenvolvimento dos países da periferia capitalista. No entanto, a partir do final do século XX, este como tantos outros temas foram ofuscados pela onda “globalista”, deixando de ser polemizados nos termos da divisão internacional de poder e de trabalho que caracteriza as relações internacionais, inclusive nas comunicações. Este painel terá como objetivo resgatar esse debate e buscar indicar os desafios teóricos e políticos para a sua atualização.

Painelistas convidados: Juan Diaz Bordenave (Paraguai), Gaëtan Tremblay (Université du Quebec, Canadá), Marcos Dantas (UFRJ, Brasil).
14h30 - 18h00

Painel “Movimentos políticos e sociais na América do Sul”
Coordenação: a definir
Em boa parte da América do Sul, estão sendo redefinidas política e legalmente, as regras de operação dos meios de comunicação, visando compromete-los com os objetivos de desenvolvimento social e nacional de nossos países. Esse painel terá por objetivo discutir os sucessos alcançados e as dificuldades encontradas por essas políticas.

Painelistas convidados: Susana Sel (Argentina), Daniel Hernandez (Venezuela), Denis de Moraes (UFF, Brasil).
Dia 25/11 - 9h30 - 13h00

Painel “Cenário das comunicações brasileiras pela ótica dos negócios”
Coordenação: Fabio Erber

No Brasil,o segmento empresarial está envolvido em forte polêmica que tem a convergência por pano de fundo, e se expressa nos debates sobre o projeto de lei nº 29 (PL-29) ou sobre as regras mesmas de organização da I Confecom. Conhecer e discutir as posições dos diversos segmentos, bem como tentar entende-laS no cenário político-econômico atual será o objetivo desse painel.


Painelistas convidados:
Evandro Guimarães (Rede Globo e Abert), César Bolaño (UFS), Cesar Rômulo Silveira Neto (Telebrasil), Prof. Marcio Wohlers (IPEA).
14h30-18h00
“Cenário das comunicações brasileiras pela ótica social”
A emergência de novos movimentos sociais, para além da clássica dicotomia “capital/trabalho”, e a forte presença no debate político dos trabalhadores em geral e dos trabalhadores em comunicação, particularmente, redesenham a agenda de discussão. Por um lado, entra na lista de reivindicações, a universalização da banda larga e políticas públicas de “inclusão digital”. Por outro, sustentam-se teses herdeiras de um passado não resolvido sobre a “democratização das comunicações” em termos de uma nova regulamentação para a radiodifusão ou “controle social da mídia”. Os debatedores deverão apresentar as suas distintas expectativas sobre o futuro democrático e público das comunicações brasileiras.

Painelistas convidados: Adilson Cabral (UFF, Brasil), Orlando Guilhon (ARPUB), Gustavo Gindre (Ancine), Oona Castro (Intervozes).

Nenhum comentário: