terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONFERÊNCIA DEFENDE CONCHA ACÚSTICA

Conferência de Cultura defende Concha Acústica e escolhe delegados

A preservação da Concha Acústica da cidade como um espaço aberto para a comunidade, em vez de se tornar em hotel ou qualquer outro empreendimento privado, foi uma das deliberações da II Conferência Municipal de Cultura de Niterói (Região Metropolitana do Estado do Rio), realizada neste último final de semana, dias 17 e 18, na UFF. Situada próxima à Estação das Barcas, a Concha Acústica é hoje um espaço de atividades de lazer e de práticas esportivas da população niteroiense, porém, sua área é motivo de cobiça de diversos projetos imobiliários. A Conferência de Cultura da cidade – que reuniu mais de 100 representantes da sociedade civil e do setor cultural da Prefeitura – disse não à especulação.

A Conferência Municipal tratou também da escolha da delegação que vai representar Niterói na Conferência Estadual, marcada para dezembro próximo, no Rio de Janeiro. Foram eleitos três representantes: Davi Alexandrisky – fotógrafo e produtor de vídeos -, Rita Sales – produtora cultural e organizadora do bloco carnavalesco Saias da Folia – e Fernando Paulino – jornalista e escritor. O Poder Executivo local tem direito a dois delegados, que ainda serão definidos. As conferências municipal e estadual são etapas preliminares da Conferência Nacional de Cultura, que deverá ser realizada em março do ano que vem, em Brasília, tendo como principais eixos de discussão: a cultura como fator de desenvolvimento econômico e social, diversidade cultural, produção simbólica e cultura e cidadania.

O antigo Espaço Cultural Cantareira, na Praça São Domingos – que virou uma boate particular – foi outro foco de atenção dos conferencistas: a volta da Cantareira para programação de valorização dos artistas da cidade entrou na pauta de prioridades do movimento cultural da cidade. Vale-Cultura municipal, viabilidade de transporte público para comunidades carentes terem acesso a eventos culturais, mais verbas públicas para o setor cultural e desburocratização do uso de espaços públicos para atividades culturais são outras propostas aprovadas na Conferência.

Entre as moções aprovadas, os conferencistas aprovaram uma de repúdio aos vereadores da cidade, já que, durante os dois dias de debates, sequer um representante do Poder Legislativo compareceu. De qualquer maneira, a Conferência deliberou também pela realização de audiência pública para apresentar à Câmara Municipal as resoluções da II Conferência de Cultura.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Cultura e pela Secretaria Municipal de Cultura.

Pelas informações, Fernando Paulino (Jornalista diplomado / Reg. Prof. 13.689 – DRT-RJ)
Celular: 021.7694.4642

Nenhum comentário: