segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TROTE SEXUAL: UFF PUBLICA NOTA INSUFICENTE

Nota Oficial: UFF repudia ação violenta de veteranos em trote
23/8/2009

A comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) não se coaduna com qualquer tipo de ação discriminatória dentro da instituição e repudia a atitude de alunos veteranos que recebem calouros com trote violento.

A UFF repele os trotes que geram constrangimento, violência e discriminação, assim como os que obrigam os alunos a se humilharem para arrecadar dinheiro nas ruas.
O reitor Roberto Salles determinou que a direção da Faculdade de Direito abra uma comissão de sindicância para apuração dos fatos denunciados na imprensa, e garante que, apontados os culpados, os responsáveis serão punidos exemplarmente.

Ele ressalta que, já há oito anos, a universidade assumiu oficialmente uma ação para mudar o p erfil do trote universitário, tendo criado o Projeto Trote Cultural UFF. A atividade, adotada pela maioria dos Diretórios Acadêmicos, recebe seus calouros por meio de campanhas com objetivos socioculturais e voluntários que acrescentam valores à vida acadêmica e pessoal dos alunos que chegam à Universidade Federal Fluminense, eliminando a violência e valorizando a prática da cidadania, do respeito à vida e ao meio ambiente. Entretanto, alguns grupos de estudantes insistem em praticar atividades que causam constrangimento e que são indignas da real posição da Reitoria da UFF em relação ao recebimento de seus novos alunos.

A Universidade Federal Fluminense não irá tolerar nenhum tipo de trote que leve ao constrangimento, violência ou discriminação.


Comentário do Blog

A nota, apesar de anunciar rigorosa investigação sobre os estudantes envolvidos no episódio, é insuficiente em função da modalidade do trote, que espunha alunas "calouras" ao constrangimento sexual. Elas, segundo as denúncias, era forçadas a fazer sexo oral com alguns veteranos.

A generalidade da nota, diante de evidências de prática de violência sexual, que além de ser um ato intolerável, se constitui em crime previsto na legislação vigente - a Lei Maria da Penha está aí para que não se paire dúvidas sobre isso -, gera a expectativa se a direção da universidade vai proceder uma apuração com acuidade proporcional a gravidade do ocorrido.

Nenhum comentário: